terça-feira, 10 de maio de 2011

Trabalhando na escala

Chegou a hora iniciar a elaboração da escala. Na minha opinião, é a parte mais tensa de todo o processo de construção de um instrumento. A precisão na marcação e corte das cavidades dos trastes é fundamental para que o instrumento fique corretamente afinado. Pelo que andei estudando, é aceitável erro de até 1 mm na colocação dos trastes. Agora pegue uma régua e veja o que é um milímetro! Tenso!

A distância de cada traste até a pestana (que seria o traste 0) é calculada de acordo com uma fórmula matemática. Entretanto, não é preciso quebrar a cabeça com as contas, existem vários sítios que cálculam a posição dos trastes bastando inserir a quantidade de casas e o comprimento total da escala. Eu utilizei o molde da escala que acompanha o projeto da minha guitarra. De qualquer forma, mensurei e remensurei várias vezes para checar se as marcaçoes estavam corretas.

É importante que a escala esteja com todos os seus lados perfeitamente planos. Com o uso do esquadro, transferi a marcação da posição dos trastes do molde para a escala.



É utilizada uma serra específica para a escavação das cavidades do trastes, que difere de uma serra comum por ser bem fina. Usei dois retalhos de aglomerado e grampos para segurar a serra no local correto e não correr o risco de ela escorregar.


Após a marcação dos trastes, é hora de serrar a escala nas medidas apropriadas. A escala é mais estreita no início e vai aumentando a largura em direção à ponte da guitarra.



Depois de cortada a escala, passei a tupia para deixar as laterais bem certinhas. Abaixo a escala finalizada. Apesar de já terem sido feitos os cortes para a instalação dos trastes, essa parte só será realizado posteriormente, um pouco antes da fase de acabamento. Isto porque é mais fácil e prático fazer essas escavações enquanto a escala está plana (futuramente será arredondada) e antes de ser colada ao braço. É possível que precise ser feito algum ajuste na profundidade da escavação no momento em que os trastes forem instalados.


Testando a escala no braço. O comprimento do braço ficou perfeito após a emenda que fiz.


Aproveitei para fazer a marcação do tamanho da escala e serrar as laterais do braço. Reparem na vassoura para limpar a bagunça ...




As próximas etapas são: trabalhar na mão (headstock - aplainar, fazer o molde e serrar).

20 comentários:

  1. Essa parte deve ser tensa mesmo, né.
    Mas vc está indo SUPER bem, tem talento mesmo pra isso e paciência tb, que é mt importante, garanto. hehehe

    Beijosss!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, paciência as vezes é mais importante do que a habilidade em si.

    Brigado pela força sempre.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. parabéns cara sou musico e ja tava pensando em construir uma tele pra mim, vendo seus posts vi que é possivel vo fazer a minha ainda esse mes valeu......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo.
      É possível sim e nem é tão difícil. O que eu digo sempre é que precisa mais de paciência e dedicação do que de habilidade em si. Isso vem com o tempo. Se precisar de alguma ajuda, é só falar.
      Abraços,
      Fabiano

      Excluir
  4. Opa, bom dia irmão
    estou tentando construir um banjo americano de 4 cordas, porem estou tendo muita dificuldade para achar o tamanho do braço e das marcações das escalas. você sabe onde posso encontrar isso?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.
    Não sei dizer o tamanho da escala de banjo ou onde encontrar.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Onde eu compro essa Serra?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Onde eu compro essa Serra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Rodrigo.
      Eu comprei a minha da Music Tools (http://luthierexpress.blogspot.com.br/).
      Pode ter na Luthieria Brasil também.
      http://www.luthieriabrasil.com.br/
      Abraço

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Eu estou querendo saber como eu consigo uma tabela de braço de guitarra que tenha 25 traste vc poderia me ajudar, quero fazer um braço de 25 traste. mas não sei as medidas de 25 vc poderia me ajudar obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder. Dá para calcular por meio desse site: https://www.stewmac.com/FretCalculator.html
      É só colocar o número de trastes (25, no caso) e o tamanho da escala.
      Abraço

      Excluir
  10. Boa noite caro amigo, preciso marcar o lugar certo dos trastes numa escala de 45 centimetros,como faço? Prefiro, se possível, comprar a marcação em tamanho original em um papel ou papelão, é possível? Agradeço sua atenção, abraços! Meu e-mail: vsmattner@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Vilmar.
    Para calcular a escala você pode usar esse site https://www.stewmac.com/FretCalculator.html

    Não sei onde você poderia conseguir um molde. De toda forma, tem que tomar cuidado para que a impressão fiquem em tamanho real. É bom sempre conferir as medidas.
    Abraço

    vsmattner@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Grato por sua atenção, meu problema agora é a altura das cordas, como calcular?

    ResponderExcluir
  13. Oi Vilmar.
    Não sei um método para calcular a altura das cordas. Depende do calibre das cordas, da tensão e de outras coisas. Eu fiz na tentativa e erro. É mais fácil deixar as cordas altas na pestana e na ponte e ir abaixando aos poucos para ficar bom de tocar e, ao mesmo tempo, não trastejar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. a altura da corda vai variar de acordo com o raio do braço (escala), na guitarra se regula nos carrinhos, no violao na altura do rastilho. Tem uma ferramenta de medição p isso. Abraço

      Excluir
  14. Cara estou ajudando minha guitarra lespaul , como faço a compensação da ponte pois vejo que ela não fica paralela aos traste tem que ficar desalinhada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja tentou verificar pelo tensor do braço ou fazer calço na junção braço corpo? Existe já pronto p vender na net.

      Excluir