Ferramentas e Máquinas

Algumas dúvidas que eu tive quando comecei a me interessar por lutieria eram: quais ferramentas eu precisaria adquirir e em que ordem de prioridade. Para se montar de uma oficina profissional completa o investimento é bastante elevado. Como não é o meu caso, é preciso bastante critério para escolher as ferramentas certas. Uma alternativa para quem está iniciando e ainda não está seguro se vai gostar do ofício é adquirir kits com o corpo e o braço da guitarra/baixo já recortados, montar o instrumento com as peças que desejar e fazer o acabamento. Vou listar as ferramentas conforme a necessidade de uso no meu projeto e atualizo à medida em que adquirir outras. Não considerem essa lista como recomendação de compra de produto ou marca específica, analise o que é mais adequado para você. De qualquer forma, invista em ferramentas de qualidade, mesmo que um pouco mais caras. Com certeza elas facilitarão o trabalho e terão melhor valor de revenda caso precise se desfazer.

Uma referência sobre o assunto é aula IV do curso de lutheria do Valter Bergamo, na qual ele lista a relação de ferramentas com base na necessidade, no custo e na frequência de uso. Veja também a relação do Chris Monck aqui.

Além disso, é importante observar sempre as regras de segurança no uso dessas ferramentas que podem causar ferimentos graves quando mau utilizadas. Portanto, use óculos, protetores de ouvido e máscara protetora; leia o manual do fabricante; procure se informar sobre o correto manuseio das ferramentas; teste a ferramenta e retalhos de madeira antes de utilizar na peça de trabalho; evite roupas largas e uso de jóias; prenda o cabelo comprido e não trabalhe sob a influência de álcool ou medicamentos que possam afetar a concentração.

* bancada de trabalho - primeiro você precisará de um local para realizar o trabalho. Tenho certeza que sua esposa, ou mãe, não gostará que você use a mesa da sala ou da cozinha para isso. A bancada deve ser firme e plana, além de permitir o uso de grampos para fixar o material de trabalho. Eu comprei um modelo dobrável como o da foto abaixo. A mesa abre e pode funcionar como uma morsa para segurar a peça de trabalho. A vantagem dela é o tamanho que não ocupa muito espaço. Essa também é a sua desvantagem porque dificulta o trabalho com peças maiores.

* serra tico-tico - a serra é utilizada para cortes em geral, mais especificamente no corte do corpo, do braço e da escala. Deve se observar se a capacidade de corte e o tamanho da lâmina da serra permitem o corte de chapas de madeira de 4,5 cm, que é a altura padrão de um corpo de guitarra/baixo. Luthiers profissionais geralmente usam serra de fita que possibilita um corte mais preciso, porém são mais caras e exigem mais espaço.

* grampos de fixação - utilizados para fixação de peça de trabalho e na colagem de madeira. Existem tipos variados (modelo C, sargento, de mola, de fita etc.) e cada um é mais adequado a um ou outro tipo de serviço. Diz a lenda que "there is no such a thing as too many clamps" (em tradução livre algo como - você nunca terá grampos demais).



* tupia manual - nunca tinha ouvido falar dessa máquina antes de começar a me interessar por lutieria e confesso que fiquei com medo quando comecei a estudar o assunto. Muitos a descreviam como uma máquina assassina e decepadora de dedos e mãos. Realmente é preciso ter muita atenção e cuidado com o uso da tupia, mas também não é nada muito difícil desde que observadas as normas de segurança, a leitura do manual e o bom senso. É preciso aprender a "ouvir" a máquina para perceber se está forçando ou se tem alguma coisa de errado (uma fresa soltando por exemplo). Existem fresas de formas variadas e para inúmeros tipos de trabalho e algumas são bastante caras. Entretanto, a tupia é uma das máquinas mais úteis na minha opinião. Pode ser usada para aparar o contorno do corpo e braço da guitarra com o auxílio de moldes, para escavar o encaixe do braço no corpo, para escavar o local dos captadores e o espaço para os controles, para fazer o local do tensor, entre várias outras funções. A tupia tem sido bastante útil também para aplainar peças pequenas e médias.

* aspirador de pó - não é exatamente uma máquina para trabalhar, mas é essencial para a limpeza posterior. Algumas máquinas permitem o uso conjugado (a tupia, por exemplo), facilitando a limpeza e melhorando o ambiente de trabalho ao reduzir o pó de serragem. É interessante procurar um aspirador que tenha boa capacidade porque o volume de sujeira geralmente é grande.


* serrotes e serras - alguns trabalhos não podem ser realizados pela serra tico-tico, por exemplo cortar uma tábua de madeira muito larga. Nesse caso, só um serrote para resolver o problema. É preciso também uma serra com a lâmina bem fina para fazer os sulcos na escala para encaixar os trastes.




* ferramenta multifunção -  muitas vezes chamada pelo nome da marca mais conhecida (Dremel). Pode ser utilizada para diversas funções: lixar áreas pequenas e de difícil acesso, pequenos cortes, furos pequenos (que muitas vezes não são feitos com furadeiras normais - exemplo para fixar a moldura dos captadores, para fixar as tarraxas, para colocação das marcações laterais, etc) e também para realizar incrustações com o auxílio de uma base.


A lista de ferramentas é extensa. Outros itens que auxiliam no trabalho são:
- formões de vários tamanhos;
- ferro de solda;
- bloco de madeira para raiar escala;
- alicates variados, especialmente para cortar os trastes;
- limas e grosas para fazer o perfil do braço e dar forma ao corpo;
- raspadores (scrapers) excelentes para fazer o ajuste fino no perfil do braço;
- esquadros e réguas de vários tamanhos;
- martelo com ponta de latão ou borracha;
- estilete;
- lixas de vários grãos;
- cola para madeira e cola tipo superbonder.