terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Frank Hartung Guitars

Tenho visto muita coisa interessante em minhas andanças pela internete quando pesquiso informações sobre a construção de instrumentos musicais. Seja pelo design diferenciado e criativo, ou pelo uso de materiais inusitados (madeiras exóticas, metal, acrílico, etc), ou ainda pela habilidade na execução do projeto, vários luthiers tem contribuído para ampliar minha visão sobre o assunto. Não seria exagero dizer que alguns instrumentos são verdadeiras obras de arte. O trabalho desses mestres é para mim motivo de admiração e inspiração.

Periodicamente vou publicar artigos sobre alguns desses luthiers e colocar fotos de seus trabalhos. Vou iniciar com Frank Hartung da Frank Hartung Guitars. Uma das marcas registradas desse luthier alemão é o corpo esculpido que dá uma sensação de tridimensionalidade. O design, por ele denominado Flow Carving, é inclusive protegido por direito de uso. Tudo feito artesanalmente, é claro.


Outra assinatura de Hartung é o design único da mão da guitarra (headstock).


Hartung só utiliza madeiras de alta qualidade e opta geralmente pelo flamed maple como top em suas guitarras. O acabamento/polimento é primoroso, o que contribui ainda mais para dar um efeito tridimensional. Outra característica de suas guitarras é a preferência pela construção - strings through body, ou seja, as cordas atravessam o corpo e se prendem na parte traseira.


Algumas guitrras tem um trabalho de incrustração (inlay) bem cuidadoso.



Uma belezura dessas custa a partir de 2,500 Euros. Veja outros exemplos de seus trabalhos:




Olha o cara trabalhando:


2 comentários:

  1. Oi!

    Tô gostando de ler aqui e conhecer melhor os caras fera como esse aí. Realmente mt bom o trabalho dele.

    Gostei do novo layout do blog tb.
    Bjsss!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse é fera mesmo!! Um dia eu chego lá.
    O layout deu um trabalhinho, mas finalmente consegui.

    BjoteAmo!

    ResponderExcluir