segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

1, 2,3 testando ...

Comprei uma serra tico-tico em dezembro de 2010 e, como nunca havia usado uma antes, resolvi fazer um teste antes de usa-la no projeto. O molde foi um painel de fotos de metal que ganhei de presente da minha namorada (obrigado, minha linda!). Usei aglomerado para o braço e MDF para o corpo. Claro que não é a mesma coisa de serrar uma madeira sólida de quase 5 cm de largura, mas já deu para ter idéia de como é. Aí vão algumas fotos:



Corte do corpo - senti alguma dificuldade para fazer as curvas mais fechadas. Depois vi uns vídeos que recomendam cortar aos poucos, sem se preocupar em ficar com a curvatura perfeita nesse momento. Esse acabamento pode ser feito pela tupia, lixa ou lima posteriormente. Eu fiz usando lima e lixa. O importante é nunca adentrar na linha do desenho. Deu um trabalhinho, mas até que ficou bom. Sujeira? Que nada!



Corte do braço - o aglomerado é bem mais fácil de serrar do que o MDF. Acabei errando a mão e uma lateral ficou um pouco torta. Melhorei um pouco com a lixa, mas ainda ficou perceptível.



Escavação do encaixe do braço - usei o formão para fazer o encaixe do braço. Essa parte exige bastante paciência e até que o resultado ficou bom.



Escavação no corpo - fiz alguns abaulamentos com a lima para o corpo não ficar tão "quadradão".


Pintura - não tinha experiência com pintura de madeira. Usando o rolo, passei duas mãos de tinta branca, coloquei fita crepe para fazer linhas horizontais e depois mais duas mãos de tinta vermelha por cima. O resultado não ficou como eu esperava e apresentou algumas bolhas.


Colando o braço no corpo.


Resultado final.


2 comentários:

  1. Oi more, que bom que o quadro de fotos de guitarra serviu pra molde tb. hehehehe
    Eu adorei o resultado e gosto de acompanhar a evolução das suas descobertas. Tenho certeza que vc vai conseguir fazer uma guitarra bem bonita daqui há uns tempos.

    Beijos e continue o trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Serviu sim. Tenho que pendurá-lo na parede, né.

    Beijos e brigado pela força.

    ResponderExcluir