sexta-feira, 4 de março de 2011

Chegaram as madeiras para a Highline Special!

Finalmente chegaram as madeiras para a Highline Special (HS). O corpo será de cedro, o braço de hard maple e a escala de pau ferro. Fiquei surpreso com o peso da chapa de cedro. Não dá para perceber muito bem pela foto, mas a peça de hard maple tem um padrão interessante e acho que vai ficar ótima após o acabamento. As madeiras já vieram aparelhadas, isto é, aplainadas e desempenadas, mais ainda vai precisar de umas passadas com a plaina para deixar a superfícies próprias para iniciar os trabalhos. Sei lá o porquê, mas já veio desenhado um modelo de braço da Stratocaster.


Tanto a peça de cedro quanto a de hard maple vieram com pequenas imperfeições que não prejudicarão o corte. Comprei as madeiras pela internete e está certo que eu pedi as madeiras mais baratas, mas não esperava que viessem com defeitos por menores que sejam.




Vou aproveitar para comentar um pouco sobre a influência da madeira no timbre final do instrumento, um assunto bastante controverso, complexo e ainda não totalmente esclarecido para mim. Quer dizer, não tenho dúvida de que o tipo de madeira influencia a sonoridade final do instrumento. Basta imaginar que as cordas são sustentadas pela pestana e pela ponte, as quais, presas as madeiras do braço e do corpo, transmitem a vibração das cordas. A madeira funciona como um filtro que absorve algumas frequências sonoras e reflete outras, influenciado, entre outras coisas, pela densidade, tipo de fibras e até mesmo o forma de corte da madeira. Assim, cada tipo de madeira apresenta uma característica sonora diferente e influenciará o timbre do instrumento.

Antes eu acreditava que a influência da madeira na sonoridade de instrumentos elétricos era mínima. Em instrumentos acústicos, como o violão, essa influência é bem mais fácil de ser percebida. Na minha visão os captadores, por exemplo, teriam muito mais influência no timbre de uma guitarra.

Mas não acho que seja como muitos falam por aí e fazem uma relação muito direta entre o tipo de madeira e o timbre do instrumento. Ou seja, para se conseguir um timbre mais encorpado e com bastante sustain, ao estilo Les Paul, bastaria construir uma guitarra com o braço e o corpo de mogno, de preferência com top de maple. Já se preferir uma sonoridade mais cristalina do tipo da Stratocaster bastaria usar alder ou ash.

Pelo que tenho lido, a madeira afeta o timbre sim, mas a sonoridade do instrumento depende de uma combinação de inúmeros fatores que têm a mesma, ou maior, importância do tipo de madeira. Fatores como uma boa construção do instrumento, o tipo de junção do braço, o uso de bons captadores e o ajuste da pestana e da ponte podem fazer uma diferença muito maior no timbre do instrumento.

2 comentários:

  1. Opa!
    Não tinha visto esse post ainda, mas já vi as madeiras e o comecinho do trabalho!
    Tô animada, viu? E tb fiquei surpresa de entender melhor os fatores que influenciam no timbre e talz...tô achando mt legal de aprender tudo isso e ver as coisas andamento.

    Parabéns!
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Brigado pela presença e pelo apoio minha linda!

    Beijos

    ResponderExcluir