segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Twelve Trouble (TT) - Marcação da Escala

Retomando os trabalhos na guitarra após uns dias parados.

Agora foi a vez de incrustar a marcação na escala. O modelo escolhido foi bloco de madrepérola para combinar com o estilo mais tradicional da guitarra.

Primeiro marca-se o centro dos blocos e alinha com o centro da escala, observando para manter distâncias iguais entre os trastes.


Sei lá porque essa imagem está aparecendo de cabeça para baixo no blog. Vai entender ...

Em seguida, usei um pingo de cola para colocar temporariamente os blocos no local correto. Com o auxílio de lápis e estilete, é feita a marcação da área que será escavada. É importante passar o estilete também para evitar que a madeira se lasque.




Agora vem a parte tensa. Com a microretífica, brocas para madeira e base específica, vai escavando a escala atentando para não passar do local marcado. Precisão é crucial para o trabalho ficar bem feito. A serragem vai cobrindo a escala à medida que se usa a microretífica e atrapalha bastante a visão. Se tiver alguém para auxíliar e ir aspirando a serragem é de grande ajuda. Eu contei com ajuda da minha noiva.

 

Depois tem que nivelar as marcações com a escala usando várias limas. O brilho da  marcação será recuperado (assim espero) na fase de raiar a escala com o uso de lixas mais finas. Apesar dos encaixes terem ficado bem justos, quase sempre é necessário preencher um pouquinho para melhorar o acabamento, o que também será feito mais para frente.

 




\m/

4 comentários:

  1. Tá ficando linda a escala. Acho mt legal essas
    pecinhas de madrepérola.

    E acho bom pedir a alguém pra ajudar mesmo, mas tem que pedir que a pessoa não aspire as peças, né. kkkkkk
    ;P

    Bjs!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto do efeito da madrepérola.

      Acidentes de trabalho. hehehehe

      Beijos

      Excluir
  2. Amigo começei a pouco tempo, estou na fase de comprar ferramentas, qual deveria comprar primeiro, uma micro retifica ou uma tupia?obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayc. Entre as duas, a tupia será mais utilizada em trabalhos essenciais como fazer o encaixe do braço, as cavidades dos captadores, as cavidades dos controles e para aparar as laterais do corpo. A micro retífica é útil para trabalhos menores como incrustração, pequenos furos, etc. Abraços

      Excluir