terça-feira, 27 de novembro de 2012

Twelve Trouble (TT) - Headstock e Encaixe do Braço

Chegou a hora de dar forma ao headstock. Primeiro o corte com a serra tico-tico. 

Por favor, dêem um desconto para as fotos que eu não estou conseguindo colocar na horizontal.



Depois é só aparar as rebarbas com a tupia e o molde.




Aproveitei para fazer o encaixe do braço no corpo usando um método diferente do que fiz das outras vezes. Antes eu fazia um molde para o encaixe que era usado depois para fazer a cavidade. Dessa vez o "molde" foi feito no próprio local de encaixe com o auxílio de pedaços de aglomerado. Acho que fica mais fácil de entender vendo as fotos.

Primeiro coloca-se o braço na posição correta, prestando atenção na centralização, e prende com um grampo.


Na sequência coloca-se as madeiras que farão o papel do molde ao lado do braço. Eu usei uns pedaços de aglomerado que eu tinha certeza que estavam com as laterais alinhadas. Eles devem ficar bem juntos ao braço e usei um grampo para os comprimir. Depois fixa-se esses pedaços de aglomerado com outros grampos e pronto. Na parte traseira eu coloquei com um bloquinho de aglomerado com fita dupla face mesmo. É bom só fazer um teste antes para confirmar se a fresa da tupia chegará na profundidade adequada.







O encaixe ficou muito bom e justo como deve ser.





Será que faz sujeira?


Nesses próximos dias não haverá postagens, estarei curtindo merecidas férias. Em breve coloco a continuação dos trabalhos.
Abraços

\m/

6 comentários:

  1. Ae! Férias! hehehe
    Mas a sujeirada é sinal que vc fez tudo direitinho...aliás, como sempre.

    :****

    ResponderExcluir
  2. Nem sempre a sujeirada é sinal que fiz tudo direitinho. hahaha Mas nesse caso foi.
    Beijos e brigado pelo apoio sempre.

    ResponderExcluir
  3. Tah ficando muito boa, como as outras, estou sempre acompanhando as atualizações viu, só não tinha comentado ainda. Continue assim que os resultados tão ficando excelentes =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que você tá acompanhando, mas fique a vontade para comentar ou divulgar o blog para seus amigos que gostam de música.
      Abraços

      Excluir
  4. Cara, que belo trabalho! E que blog legal!
    Estou me aventurando no campo de Luthier amador, e estou tendo dificuldades para encontrar plantas de guitarras, você pode ria me dar uma dica. Ah e como calculo os espaços entre as escalas?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos. Obrigado. Seja bem vindo a esse mundo maravilhoso e viciante. Eu tenho algumas plantas para te passar. Me mande um mail fabianoccc@gmail.com e eu explico o cálculo da escala. Abraços, Fabiano

      Excluir