quarta-feira, 14 de março de 2012

Rickenbassy - Cavidade do Tensor e Corte do Braço

Hora de iniciar os trabalhos no braço, começando pela cavidade para instalação do tensor, . Eu acho mais prático fazê-la antes de cortar o braço, ou seja, enquanto a lateral da peça ainda está paralela com a linha central do braço. Isto permite usar a guia da tupia para fazer a cavidade do tensor sem maiores dificuldades. É só ajustar a fresa da tupia para ficar exatamente em cima da linha central e mandar brasa.

É recomendável sempre fazer várias passadas rasas com a tupia para não forçar demais a ferramenta ou correr o risco de estragar a peça. Além disso, tem que medir a profundidade a cada passada para o encaixe ficar justo e o tensor ficar no mesmo nível do braço. Se ficar folgado, a ação do tensor pode ficar diminuída ou mesmo sem efeito algum.



 A ponta do tensor, onde fica o parafuso para ajuste, é mais larga que o corpo, de modo que é necessário fazer uma abertura um pouco maior. Eu usei a furandeira com uma ponta para desbaste, mas poderia ser utilizado um formão ou a própria tupia com muito cuidado.




Aproveitei para fazer o corte do braço com a serra tico-tico e aparar as arestas do headstock com a tupia + molde. As curvas são sempre trabalhosas e acabou queimando um pouco a madeira (manchas escuras na lateral do headstock), o que vai exigir uma boa lixada. As arestas da parte do braço onde fica a escala serão aparadas futuramente, usando a própria escala como guia.







 




Shit Happens

Quis adiantar e já aparar as arestas da parte do braço que encaixará no corpo. A chapa que usei como guia não estava bem presa, a tupia escorregou e arrancou uma lasca gigante da madeira. Teria perdido a peça se fosse no meio do braço. Deixei o encaixe "torto" mesmo. Creio que não afetará a sonoridade ou a estrutura do baixo. O visual também não será afetado porque essa parte ficará embaixo do escudo.





\m/

8 comentários:

  1. As falhas são normais e fazem parte do trabalho, né.
    E não canso de dizer que vc realmente tem talento, viu, fico impressionada!

    Bjsssss!

    ResponderExcluir
  2. Brigado pelo apoio sempre, minha linda.
    BjoteAmo!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Coloquei um link para o seu blog no inksition.com, ok?

    ResponderExcluir
  4. Quanto à lasca, concordo, acontece. Mas melhor na madeira do que no seu dedo. Tupia é uma máquina traiçoeira. Não confie nunca, use sempre óculos (imagine uma lasca voando e se alojando no seu globo ocular...), máscara (já me engasguei seriamente com o pó do cedro) e luvas resistentes (uso um par Irwin que mistura couro, tecido e borracha).
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo link. Tenho acompanhado suas aventuras lá da viagem e os novos estudos.
    Eu procuro trabalhar sempre com equipamento de segurança, mas vacilo de vez em quando. Eu uso luvas e máscara, mas os óculos embaçam e acabo tirando. Tenho que arranjar uma solução para isso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ter um problema parecido com o seu da lasca, o meu na verdade eu comecei a cortar com a tico tico e não me dei conta que ela estava ajustada com um pequeno ângulo, e quando vi ja tinha ido rsrs, o meu no caso é um P-Bass, eu estava pensando em fazer um enxerto com folha ou mesmo serragem com bonder, mas não sei se vai ficar legal, ou então diminuir 1 ou meio mm do braço lixando ou raspando com raspilhas mesmo, a única coisa que estou com medo e do escudo ficar maior do que o braço não entrar justo e ficar aparente parte do corpo depois por de traz do escudo...Se tiver uma sugestão fico grato... Abração e boa sorte, gosto muito dos seus trabalhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já aconteceu isso comigo também. Agora eu sempre vejo se a lâmina da tico tico está no esquadro. Se o estrago não for muito grande, passar uma camada fina de cola de madeira e colocar serragem da própria madeira resolve bem. As vezes são necessárias várias camadas. Se for pintar o corpo então, não tem nenhum problema. Outra solução é usar massa de madeira que vende em algumas lojas.
      Se tiver algum blog ou local com as fotos, me manda para eu dar uma olhada.
      Abração e boa sorte!

      Excluir
    2. Agora que eu percebi que o problema foi no braço e não no corpo. Então, se você ainda não tiver feito o encaixe no corpo, dá para ajustar. Se o braço for aparafusado, não haverá problema nenhum ficar uma folguinha. O único problema é estético mesmo. Se você fizer o escudo (ao invés de comprar pronto), dá para ajustar e esconder a folga.

      Excluir