segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nivelamento dos trastes e colagem da pestana

O motivo de o braço da guitarra estar todo enfaixado com fita crepe, parecendo uma múmia, é para realizar o nivelamento dos trastes. Quando os trastes não estão no mesmo nível, pode ocorrer um ruído desagradável ao se pressionar a corda num traste específico e a mesma encostar simultaneamente em outro traste, o que se chama trastejar.

Para saber quais trastes estão desnivelados, ou se ainda persiste o desnivelamento, é só "pintar" os trastes com canetinha ou com giz de cera. Fixa-se uma lixa (eu usei grão 220) num bloco de madeira retificado que é passado sob os trastes sem fazer muita pressão. Os trastes em que a tinta houver sido removida é que estão mais elevados que os outros. Repete-se o processo até que não fique nenhuma marca do giz de cera, o que mostra que todos os trastes estão no mesmo nível. A fita crepe serve para proteger a escala.

Esse processo, porém, deixa os trastes com a parte superior achatada, ao invés do perfil ovalado ou piramidal original dos trastes. Depois disso é preciso passar uma lima fina, ou mesmo lixa, em cada traste para corrigir esse problema. Também passa-se a lima nas pontas dos trastes para arredondar e os dedos não ficarem "pegando" na hora de tocar. Por fim, fiz o polimento dos trastes com bombril para ficarem brilhantes. Mesmo com a fita crepe, acabei machucando a escala com a lima em alguns pontos.



Aproveitei também para colar a pestana. Rebaixei a escala um pouco, mas ainda estou com a impressão que as cordas ficarão altas. Bom, para ter certeza disso só dentro de alguns dias quando a guitarra estiver montada.


 
Durante esse tempo, tenho trabalhado no acabamento do corpo. Colocarei fotos em breve.
\m/

3 comentários:

  1. Tá ficando bom demais! Não acho que
    as cordas vão ficar altas não,acho que
    estão num nível bom, pelo menos é minha
    impressão.

    E a cor da madeira tá ficando linda, viu.
    ;********

    ResponderExcluir
  2. Brigado pelos elogios, minha linda. Eu tô gostando também, mas tenho que segurar a auto-crítica. Há varias coisas que pretendo melhorar para os próximos trabalhos.

    BjoteAmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey aprendiz sera q posso fazer contato com vc ? escreva no meu e-mail... gostaria de umas informações. kyto.morais@gmail.com

      Excluir