Finalmente chegou a fase do acabamento. Decidi manter a guitarra com o acabamento natural, na cor original da madeira mesmo. Pode até ser que eu mude de idéia no futuro e decida pintá-la.
O processo de acabamento é simples, mas repetitivo. Primeiramente é necessário lixar a madeira perfeitamente até que desapareçam todas as marcas deixadas em decorrência do próprio trabalho (marcas de serra, da tupia, de lima, batidas, etc). Comecei com lixa grão 80, passando por lixas intermediárias até chegar na lixa grão 400.
O acabamento em si foi feito com óleo tungue. Esse óleo tem duas funções básicas: proteger a madeira de ataque de fungos e da umidade, e embelezamento. São necessárias várias camadas até que a madeira absorva bem o óleo. Após cada camada é preciso aguardar 24 horas e lixar bem de leve antes de passar a próxima camada. Eu passei 7 camadas e ainda fiquei com a impressão que não foi o suficiente, mas a ansiedade de acabar a guitarra logo é maior e, se for o caso, passo outras camadas depois. Depois da última camada, são necessários mais 14 dias para o óleo secar totalmente.
Reparem como o óleo escurece um pouco a madeira deixando o cedro em cor caramelo com reflexos dourados dependo da luz. Procurei colocar as fotos do "antes" e "depois" na sequência para facilitar a comparação. Clique nas fotos que aumenta o tamanho.
Agora é só fazer as ligações elétricas e montar a menina.
\m/
Tá ficando com uma cor linda, aliás, a
ResponderExcluirmadeira é linda e o modelo tb!
;******
Brigado meu Amore. Tô só na ansiedade de vê-la pronta.
ResponderExcluirBeijos
Olá aprendiz! Gostei muito do acabamento. Onde encontro esse óleo tungue ? me passe seu email pra podermos trocar algumas ideias! Abração!
ResponderExcluirMatheus Jorel.
Oi Matheus. O óleo de tungue dá um acabamento muito bom para quem quer deixar a madeira aparecendo sem colocar verniz. ele protege e ressalta o desenho da madeira. Me passa um e-mail e eu te indico onde eu comprei (fabianoccc@gmail.com). Abraços, Fabiano
ResponderExcluir