quinta-feira, 23 de junho de 2011

Raio da escala e aplicação das marcações

Diferentemente da escala dos violões tradicionais, que são planas, as escalas das guitarras e baixos elétricos possuem curvatura, ou seja, são raiadas. Quanto mais plana a escala, maior facilidade para a execução de acordes e pestanas, enquanto que a curvatura facilita as digitações/solos. A minha escala terá curvatura de 12", que é bastante utilizada nas guitarras hoje em dia. Além disso, a escala pode ser cilíndrica, quando se tem uma mesma curvatura em toda a extensão, ou cônica, quando a curvatura varia na escala.

Para raiar a escala, se utiliza um taco de madeira com o raio desejado. Como no processo de lixamento normal, inicia-se com lixas mais grossas até as mais finas.

As duas primeiras fotos não ficaram boas, foram feitas com o celular à noite, mas dá para perceber a escala ainda plana em comparação ao raio do taco de madeira. A última foto da sequência mostra a escala já lixada.




Aproveitei para fazer a incrustração da marcação da escala. O trabalho é relativamente simples, bastando encontrar o ponto central da casa que for receber a marcação e atentar para não furar demais. Depois de colada a marcação, é só lixar para ficar no mesmo nível da escala.




Essas fotos mostram o braço parafusado ao corpo pela primeira vez. Ainda falta esculpir o perfil do braço.















2 comentários:

  1. Trabalho de mta paciência e precisão, né.
    E acho mt legal vc estar aprendendo e fazendo tudo por conta própria, é mta dedicação, vai ser mt boa sua sensação de "vitória" ao fim da confecção, que vai ser só a primeira, de mtas, né?

    ;]

    Bjssss!!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, eu tenho percebido que paciência é fundamental pra ficar bem feito. Quando a minha dá sinais que tá acabando, faço outra coisa ou deixo pra outro dia.

    Apesar de exigir muita paciência, trabalho e poeira, fico muito feliz em ver que a guitarra tá tomando forma. Com certeza outras virão.

    BjoteAmo!

    ResponderExcluir