No fim de semana passado foi a vez de fazer o encaixe do braço no copo. Primeiro é feito um molde de aglomerado (foto abaixo). É importante que o encaixe fique bem justo e firme. Dá para perceber que o primeiro molde que eu fiz não ficou bom e tive que fazer outro do lado oposto. Além disso, é preciso prestar atenção no alinhamento do braço. A linha central do braço tem que estar perfeitamente alinhada com a linha central do molde, se não o braço ficará torto em relação ao corpo.
Alinhado o molde com a linha central do corpo, passa-se o estilete em volta para evitar lascar a madeira na hora que usar a tupia. A profundidade do encaixe é a mesma do braço de modo que a escala fique no nível do corpo. No meu caso foi 2,2 mm.
Inicialmente, usa-se a furadeira com um tipo de broca chamada Forstner, que faz furos redondos para retirar o máximo de material possível e facilitar o uso da tupia no acabamento. O formão foi usado para retirar alguns excessos que sobraram.
Agora é só passar a tupia seguindo o molde e passar lixa para finalizar o acabamento.
Antes de testar o encaixe, foi necessário arredondar as laterais do braço com a lima. É um processo lento, lima-se um pouco e testa o encaixe até que fique firme.
Aproveitei para fazer os furos do encaixe do braço no corpo.
Eita trabalheira! hehehe
ResponderExcluirMas tá ficando ótimo e tenho certeza que logo mais vc vai estar orgulhoso com sua guitarra na mão.
Acho que tem que ter paciência e habilidade mesmo pra fazer isso, admiro mt quem tem, como vc, viu meu Amor?!
Bjsss!
Trabalheira e muita poeira de serragem. kkk
ResponderExcluirMas tenho curtido muito o processo.
Beijos