terça-feira, 3 de maio de 2011

Instalação do tensor

As guitarras, baixos e violões modernos, principalmente os com cordas de aço, possuem um tensor instalado no interior do braço. O tensor é uma barra de ferro, ou de outro metal resistente, que tem a função de fazer contraposição à força efetuada pela pressão das cordas, reforçando a estrutura do braço e evitando que ele empene. O uso do tensor também permite que a largura do braço seja menor, ficando mais confortável para tocar

Além da pressão das cordas, a madeira do braço sofre com os efeitos das variações de temperatura e umidade, o que também pode empená-lo. Isso pode ocorrer até com certa frequência com músicos que viajam bastante. Imagine tocar em Brasília no auge da seca e no dia seguinte tocar em Manaus! A maioria dos tensores usados atualmente permite fazer ajustes quem compensem essas deformações, desde que não sejam em um grau muito elevado. Nesse caso, só um braço novo.

No último sábado, fiz a escavação para instalar o tensor com o auxílio da tupia. Por sorte, eu tinha uma fresa (as pontas de vários formatos que são colocadas na tupia para efetuar o corte) exatamente da largura do tensor. É importante que o tensor fique bem centralizado no braço para evitar a torção em caso de empeno. Após marcar a linha central e a dimensão do tensor, foi só ligar a máquina e mãos a obra. É necessário aprofundar o rasgo aos poucos e fazer várias passadas para não forçar a tupia e prejudicar o acabamento.





A cavidade para o tensor ficou justa e o encaixe firme!!



Aproveitei também para arrumar o problema do tamanho do braço que estava menor do que deveria. Recortei dois pedaços da sobra do hard maple e colei ao final do braço.

Esse aparato todo é para manter a pressão entre as peças que estavam sendo coladas. Notem a importância fundamental do papelão da caixa de Heineken no processo!!

Brincadeiras a parte, nunca use ferramentas ou máquinas sob o efeito de álcool ou de medicamento que afete a atenção.




 Próxima etapa: preparação da escala.

9 comentários:

  1. Tá vendo como a Heineken é boa até pras coisas mais inusitadas. hahaha
    Mas é mesmo perigoso tomar umas e fazer as coisas, se vc tivesse bebinho não teria feito o trabalho tão bem feito como fez.

    Parabéns por mais essa etapa...o encaixe ficou muito bom! Vai dar tudo certo, tá vendo.
    Beijosss!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. A Heineken é um santo remédio. kkk

    Brigado pela força sempre e tá dando certo sim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo, parabéns.
    Estou tentando fazer um braço também, eu vi alguma coisa a respeito de que o tensor tem quer ser colocado num ângulo de 5 graus.
    Voce sabe algo a esse respeito ? ou é só colocar uma rosca sem fim retinha e bem paralela ao braço ?

    ResponderExcluir
  4. Outra coisa, que tamanho deve ter o tensor do braço de uma strato ?

    ResponderExcluir
  5. Oi, obrigado pela visita. Nunca ouvi falar que o tensor seja colocado com ângulo. Me parece que nas stratocaster/telecaster, o tensor, que é colocado pela parte de trás do braço, fica em forma de arco e não reto. O tensor de guitarra geralmente é tamanho padrão de 44 ou 46 cm.

    De qualquer forma, ainda estou aprendendo e considere fazer outras pesquisas. Se tiver alguma novidade, compartilhe aqui.

    ResponderExcluir
  6. Meus parabéns! Tu é o cara! Ficou LINDAAAAAAAAAA demais! Patroa não brigou pela casa 'suja' não? hahaha. Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Obrigado. Realmente suja bastante a casa. Nós fizemos um trato, eu limpo tudo direitinho após a bagunça e aí não tem brigas. hahaha Mas ela me apóia nesses projetos. Abraços e apareça, Fabiano

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo trabalho!!
    Qual a regulagem média de altura da tupia? E qual a freza utilizada?

    ResponderExcluir
  9. Alguém sabe o preço médio cobrado para instalação de tensor?

    ResponderExcluir