segunda-feira, 21 de março de 2011

A guitarra começa a tomar forma!

O processo de corte do corpo é bastante semelhante ao corte do molde citado no artigo anterior. O desenho foi transferido para a peça de cedro com o auxílio do molde. Passei uma caneta fina em volta do molde (linha interna) e depois um giz de cera (linha externa). O objetivo é que o corte fique entre essas duas linhas tendo sempre o cuidado para não ultrapassar a linha interna. É preciso estar atento e não esquecer de traçar a linha central do corpo da guitarra que servirá para alinhamento do braço futuramente.

Por incrível que pareça, achei mais fácil cortar a peça de cedro do que a chapa da aglomerado e consegui fazer um corte bem preciso. É importante que a peça de trabalho esteja sempre bem fixada na bancada e tomar cuidado para não encostar a serra na própria bancada ou no cabo do equipamento (isso para não citar nos próprios dedos!). O cedro é uma madeira de dureza média e relativamente fácil de se trabalhar. As curvas fechadas, perto do encaixe do braço, são mais complicadas de se fazer e é necessário ir aos poucos. Vejam algumas fotos do processo.











Após o corte bruto, a próxima etapa é passar a tupia por todo o contorno do corpo para suavizar as laterais e uma boa lixada para melhorar o acabamento, o que planejo fazer no próximo fim de semana. Estou pensando em arredondar as laterais e fazer um rebaixo no local que ficarão os botões de volume e tonalidade.

Falta fazer a escavação para encaixe do braço e as escavações para instalação dos captadores e da parte elétrica para finalizar o corpo. Mas só vou fazer isso após terminar a confecção do braço para ter as medidas exatas e não ter nenhum problema com o encaixe.

5 comentários:

  1. É...está tomando forma e ficando bem legal.
    Imagino o trabalho que dá, mas fico animada junto de ver o seu ânimo!

    Vamo lá...keep rocking!
    ;]

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Brigado pela força minha linda!
    \m/

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Parabéns pelas guitarras. Estou tentando começar meu primeiro projeto e gostaria de saber com vc quais as especificações desta fresa que vc utilizou pra acertar o corpo.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Parabéns pelas guitarras. Estou tentando começar meu primeiro projeto e gostaria de saber com vc quais as especificações desta fresa que vc utilizou pra acertar o corpo.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Oi Alex. Obrigado. A fresa para fazer o contorno do corpo precisa ser relativamente comprida (pelo menos 2,5 cm ou 1 polegada) já que o corpo pode ter até 5 cm de largura e aí você consegue fazer em duas passadas. Além disso, precisa ter rolamento na parte superior para poder usar com o molde. Me mande um mail que eu te passo algumas sugestões de fresas e outras informações que você precisar: fabianoccc@gmail.com
    Abraços, Fabiano

    ResponderExcluir