quinta-feira, 31 de março de 2011

Aparando as arestas

Após o corte bruto, é necessário aparar o excesso de madeira em relação ao desenho.


Esse trabalho é realizado com o auxílio da tupia, uma ferramenta que normalmente não é muito conhecida. A tupia é uma ferramenta elétrica que utiliza um motor muito potente em alta rotação para fazer rasgos, cortes e entalhes em madeira utilizando fresas específicas. Ela é usada, por exemplo, para fazer molduras de quadros e rodapés.

Após o molde ser fixado ao corpo da guitarra, a tupia é passada por toda a extensão da lateral. A fresa utilizada possui um rolamento que acompanha exatamente o formato do molde. Achei que seria um trabalho mais fácil, mas levou um tempo considerável para ser realizado. A tupia retira pedaços milimétricos de madeira a cada passada. Se forçar para retirar mais material de cada vez, pode lascar a madeira ou até quebrar a fresa. Por isso, é importante ser preciso e caprichar no corte do corpo para diminuir o trabalho com a tupia.



Além disso, como a fresa é menor que a altura do corpo, é necessário retirar o molde para alcançar a parte inferior.


Houve um momento que a tupia começou a chacoalhar muito e fazer um barulho diferente. Parei e vi que havia queimado uma parte da lateral, o que consegui retirar posteriormente com a lixa (vide ao foto ao final). Dei uma olhada na tupia e percebi que a fresa estava se soltando!


Tem que ter atenção para não inclinar a tupia, o que acabou ocorrendo em algumas situações e fez uns buracos indesejados. Após a passada da tupia, usei cola de madeira e serragem para tampar os buracos. Até que o resultado final após a lixada foi bom e deve ficar imperceptível após a pintura.





Finalmente, lixei todo o corpo com lixa grã 80 e 120 e o acabamento ficou bom. Ainda vai precisar de passar lixas mais finas posteriormente antes do acabamento final.



Essa etapa do trabalho no corpo da guitarra foi finalizada. Agora ele vai ficar de lado um pouquinho enquanto inicio a escala e o braço. Após o termino do braço, retornarei a mexer no corpo para fazer as escavações para o encaixe do braço, dos captadores e da parte elétrica.

12 comentários:

  1. O trabalho está ficando ótimo e acho que vc está aprendendo direitinho a mexer com as ferramentas, acho que vc já tem precisão de uma pessoa mais experiente.

    Parabéns viu? E cuidado ao lidar com os equipamentos que podem ser perigosos.

    Beijos!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tô satisfeito com o resultado até o momento. A parte mais complicada é a próxima (escala e braço) que exige muita precisão para que o instrumento fique afinado e com timbre legal.

    Sim sim, tem que prestar atenção e ter cuidado sempre.

    ResponderExcluir
  3. Daqui uns anos as pessoas vão estar dizendo: "Olha, o Malmsteen está tocando uma DiFabiano!" hahahaha Achei massa sua iniciativa! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Tahiná, brigado pela visita.

    Já pensou? Mas se é pra sonhar, eu escolheria o Jimmy Page pra tocar uma guitarra DiFabiano. hahaha Mas ainda tem um longo caminho de aprendizado pela frente.

    Continue acompanhando.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Cara, qual o tipo desta fresa? Não acho igual, estou no mesmo processo, gradeço a força...

    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruno. Este tipo de fresa chama-se fresa reta com rolamento (em inglês, straight bit with bearing), e é utilizada com molde.

    Realmente não é muito fácil de achar e não é barata. É importante que o comprimento dela seja longo para facilitar o trabalho. Eu comprei essa aqui da Fresmax:

    http://www.fresmax.com.br/index.php?route=product/product&path=48&product_id=165

    Alguns sites específicos no exterior vendem, mas muitas vezes não compensa quando se acrescenta o valor do frete e do imposto.

    http://www.lmii.com/CartTwo/thirdproducts.asp?CategoryName=Rout%2FShape%2FDrill&NameProdHeader=Flush+Trim+Router+Bit+with+Bearings

    Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  7. Legal, obrigado pela informação. Acabei comprando uma mais curta e com diâmetro maior da Makita. Serviu, o problema é que pelo diâmetro, não serve muito para os detalhes.

    Tenho fotos no facebook, se quiser conferir, o trabalho está ficando bom.

    ResponderExcluir
  8. Legal Bruno. Realmente o diâmetro da fresa pode atrapalhar nas curvas mais apertadas. Daí tem que ser feito na mão mesmo.

    Não tenho Facebook, mas gostaria de ver as fotos sim.

    Grande abraço e boa sorte.
    Fabiano

    ResponderExcluir
  9. Quero comprar uma tupia para dar de presente para meu namorado que é apaixonado por luthieria. Qual o modelo mais indicado para quem está começando?
    Obrigada
    Lis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lis, obrigado pela visita. Indicar ferramentas não é coisa muito fácil porque depende de muitos fatores e até de preferências pessoais. Geralmente vale a pena investir em ferramentas de qualidade. As marcas profissionais são DeWalt e Makita, mas geralmente são muito caras para quem usa como hobby. Opções mais acessíveis são Skil (essa que eu uso), Black & Decker, SSP (segunda linha da makita). Como referência de modelo:
      http://www.jnakao.com.br/tupia-de-coluna-rp250k
      http://www.jnakao.com.br/tupia-de-coluna-8mm-mrp090
      http://www.taqi.com.br/produto/tupias/tupia-skil-1100-watts-com-maleta-e-acessorios-1830/089521

      Não tenho nenhuma relação com as marcas citadas.
      Tenho certeza que ele ficará feliz com o presente. Depois ele precisará comprar fresas específicas de acordo com o trabalho realizado, mas aí é melhor deixar para ele ver depois.
      Fabiano

      Excluir
  10. Quais ferramentas poderiam ser usadas caso não tenha a tupia, para acertar a lateral do corpo do instrumento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode se usar grosa/lima/lixas grossas. Dá mais trabalho, mas é possível. São ferramentas manuais, mais baratas e que tem utilidade em qualquer oficina. Uma outra possibilidade é uma lixadeira de cinta ou um rolo de lixa para furadeira. Abraços.

      Excluir