quarta-feira, 9 de março de 2011

Elaboração do molde

Aproveitei o feriado de carnaval para elaborar o molde da guitarra. Usei uma chapa de aglomerado de 0,5 cm porque me pareceu um material mais fácil de se trabalhar, mas poderia ter sido chapa de MDF ou até mesmo acrílico. O molde será utilizado para passar o desenho para a madeira e também como guia para a tupia aparar as laterais do corpo após o corte bruto. Ou seja, a elaboração do molde não é uma etapa necessária se a pessoa não tiver a intenção de utilizar a tupia para aparar as laterais, mas é bastante recomendável para iniciantes como um treino no uso da serra tico-tico. Qualquer erro no molde pode ser facilmente reparado e não há desperdício de madeira cara.

Imprimi a planta e copiei o desenho em papel manteiga, o qual recortei para transferir o desenho ao aglomerado. É importante checar sempre as medidas. Na primeira vez que imprimi a planta, a configuração da impressora estava errada e o desenho ficou um pouco menor que o tamanho real.







Depois foi só usar a serra tico-tico para cortar a chapa sempre prestando atenção para não passar da linha do desenho. As curvas fechadas são mais complicadas de se fazer. É preciso ir devagar e com muita paciência. Se for o caso, é melhor deixar material sobrando e ajustar depois com lima e lixa.








Após o corte, usei um pouco a lima em algumas áreas e lixa em todo o contorno para deixar as laterais bem suaves.


Taí o molde pronto!



A próxima etapa é o corte do corpo, o que só deve ocorrer no outro fim de semana. Antes preciso procurar uma lâmina de serra com tamanho suficiente para permitir o corte do bloco de cedro de 4,5 cm.

4 comentários:

  1. Rá! O molde ficou ótimo, já estou
    curiosa pra ver o resultado final, poder tocar a guitarra mt bem trabalhada pelo meu artista. ;]

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Tomara que fique legal mesmo. Já estou pensando no próximo projeto. \m/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Fabiano! Tomara que dê tudo certo na confecção da sua guitarra!

    [ ]'s

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Raissa. Vou procurar postar constantemente fotos da evolução do projeto.
    Abraços

    ResponderExcluir