segunda-feira, 11 de abril de 2011

Andy Manson

Agora é a vez de falar sobre Andy Manson, o irmão mais velho de Hugh Manson que comentei no artigo anterior. Apesar de ser britânico e ter desenvolvido sua carreira na Inglaterra, ele atualmente residente em Portugal. A sua especialidade são instrumentos acústicos, mas Andy constrói instrumentos elétricos também. Andy é, sem dúvida, um dos mais talentosos luthiers que eu já vi em minhas navegações pela internete. Os instrumentos feitos por ele são verdadeiras obras de arte e fonte de inspiração.

Mantendo a tradição de família, Seth, enteado de Andy, atualmente trabalha com ele fazendo instrumentos elétricos, após fazer estágio de vários anos com o tio Hugh.

Andy Manson e seu enteado Seth

Veja só alguns clientes famosos de Andy Manson:

* John Paul Jones (JPJ) - baixista do Led Zeppelin e do Them Crooked Vultures possui vários instrumentos construídos por Andy, inclusive o instrumento de 3 braços (guitarra, guitarra de 12 cordas e bandolin) mencionado no artigo anterior.

 Guitarra de 3 braços

 Bandolin de 3 braços

 Baixo de 8 cordas

* Jimmy Page - guitarrista Led Zeppelin
 Guitarra de 3 braços

 Guitarra de 3 braços

* Josh Homme - guitarrista do Queens of the Stone Age e do Them Crooked Vultures

Guitarra de Josh Homme

Andy começou como autodidata e já tem mais de 40 anos de experiência. Mais de mil instrumentos foram produzidos por suas mãos!! O estilo de trabalho de Andy é tradicional, baseado no trabalho manual e com pouco uso de ferramentas elétricas e moldes.

Andy Manson e a primeira guitarra por ele construída

Além da técnica apurada, o que eu admiro no trabalho dele é o fato de ele sair do lugar comum e construir instrumentos com desenho inovador. Pode-se perceber também sua inovação em alguns instrumentos com vários braços (vide as fotos de JPJ) e variado número de cordas (como baixo de 8 cordas de JPJ, por exemplo).







A Sereia - um dos trabalhos mais conhecidos de Andy é um violão em formato de sereia. Na verdade, é praticamente uma escultura bastante intrincada. O instrumento, que levou quase três anos para ser finalizado, foi leiloado e teve parte da renda revertida para um projeto social na África.





Vejam mais alguns instrumentos construídos por esse luthier:










  
Mais do trabalho de Andy Manson no site:
http://www.andymanson.co.uk/

2 comentários:

  1. Muuuito legais os trabalhos dele tb, hein?!
    Aquele violão sereia é meio bizarro, mas é bem pra mostrar que o cara é bom, é super artista mesmo.

    Acho legal vc ter esses caras pra se inspirar,pq com certeza, vc vai ser um artista assim logo mais, com a sua dedicação e pesquisa.

    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  2. O cara realmente é fera e me pareceu super humilde pelo site.

    Eu também não gostei da Sereia, mas foi um trabalho incrível e de muita habilidade.

    Brigado.

    Beijos

    ResponderExcluir