quinta-feira, 7 de abril de 2011

Hugh Manson

No próximo domingo, estarei no show do U2 que será aberto pela banda Muse. E o que isso tem a ver com o blog? Bem, vou falar um pouco sobre Hugh Manson, um luthier inglês reconhecido e respeitado, responsável pela construção de várias das guitarras tocadas por Matt Bellamy, guitarrista do Muse.

O talento vem de família. Seu irmão mais velho Andy Manson também é um luthier super aclamado na Inglaterra e na Europa. O trabalho de Andy é voltado mais para instrumentos acústicos e será objeto da próxima postagem.

Já o foco do trabalho de Hugh são guitarras e baixos elétricos. Os instrumentos construídos por ele geralmente não destacam pelo design, que é inspirado nos modelos clássicos, mas pela inovação no uso de tecnologia e de componentes eletrônicos. Além, é claro, da sua habilidade e perfeita execução técnica. Hugh tem mais de 30 anos de experiência como luthier e possui uma loja que vende instrumentos em Exeter na Inglaterra.


Matt Bellamy
A relação entre Matt Bellamy e Hugh Manson é antiga. Matt morava em uma cidade perto de Exeter e sempre aparecia na loja de Hugh para comprar guitarras e equipamentos. Assim que o Muse assinou contrato com uma gravadora, Matt encomendou ao luthier sua primeira guitarra customizada. Veja a seguir algumas das guitarras feitas por Hugh Manson.

Essa guitarra possui vários efeitos eletrônicos embutidos, incluindo uma placa de MIDI para controlar os efeitos e um dispositivo chamado Fernandes Sustainer, que produz sustentação infinita de uma nota quando tocada!!
Guitarra Manson 007 

A primeira guitarra feita por Hugh Manson que Matt comprou foi essa de 7 cordas. Ela foi encomendada inicialmente para um músico de jazz que não gostou e Matt acabou comprando usada.

Guitarra de 7 cordas 7 Strings E Guitar

Essa é uma das guitarras mais simples e sem nenhum efeito eletrônico feita para Matt e se destaca pelo tampo em alumínio.

Guitarra Manson Ali Top




Essa placa branca é um painel de controle de MIDI que permite modificar eletronicamente o som apenas encostando com os dedos em diferentes áreas da placa e também tem instalado um Fernandes Sustainer!!
Guitarra Manson MB-1 Standard




Guitarra Manson Bomber

Guitarra Manson Chrome Bomber

Essa foi a primeira guitarra feita sob encomenda de Matt. Ela é coberta de alumínio e também tem vários efeitos embutidos. Uma dessas custa a partir de 3 mil libras e posteriormente foi feita uma série limitada a 25 guitarras!
Guitarra DeLorean DL-1

Além dos efeitos eletrônicos, essa guitarra também emite feixes de raio laser cuja frequência e intensidade variam de acordo com a força feita nas cordas.
Guitarra Manson Lazer

Essa guitarra, que também tem a frente espelhada e vários efeitos embutidos, foi destruída num show e encontra-se atualmente em exibição na loja de Manson.
Guitarra Manson M1D1

Guitarra Manson Mirror Earls Court

Guitarra Manson Red Glitter

John Paul Jones

O guitarrista do Muse não é o único famoso que encomenda as guitarras de Hugh Manson. Outro cliente conhecido dele é John Paul Jones (JPJ), baixista do Led Zeppellin e do Them Crooked Vultures.

A história com JPJ começou meio que por acaso quando o irmão de Hugh, Andy Manson, estava iniciando os passos como luthier. A mãe deles comentou que um músico famoso havia se mudado para a vizinhança e sugeriu que eles perguntassem se o mesmo não tinha algum trabalho para eles. Eles bateram à porta de JPJ e acabaram conseguindo uma Gibson SG para consertar e se tornaram parceiros daquele momento em diante.

O primeiro instrumento foi Andy quem construiu para JPJ. Ele assistia a um show do Led Zeppelin e reparou que o baixista usava três instrumentos numa mesma música: uma guitarra comum, uma guitarra de 12 cordas e um bandolin. Sem perguntar, Andy fez um instrumento de 3 braços para JPJ que adorou a idéia (foto dela na próxima postagem).

Além do trabalho como luthier, Hugh atua como técnico de JPJ em alguns shows ajustando e tomando conta de todos os equipamentos do músico. Vejam alguns instrumentos feitos para JPJ:
Baixo de 5 cordas sem traste (fretless) JPJ

Esse baixo de 4 cordas resultado da colaboração entre Hugh Manson e JPJ tem o braço inteiriço (neck through) e um dispositivo chamado Hipshot D-Tuner. Esse dispositivo permite alterar a afinação da corda mais grave, geralmente afinada em Mi (E), descendo um tom para Ré (D) de forma prática e fácil.

Baixo E Bass JPJ Signature

JPJ em ação

Baixos JPJ

Baixos de 8 cordas JPJ

Bandolins e baixo de colo (lapsteel bass)
 

Outros instrumentos construídos por Hugh Manson:

Bandolin / guitarra com braço duplo

Baixo normal / fretless com braço duplo Manson Merlin Bass

Bandolin elétrico

Essa guitarra foi encomendada originalmente por Matt Bellamy e posteriormente devolvida à Hugh Manson porque ele queria uma guitarra com alavanca Floyd Rose. Além disso, a guitarra recebeu um tratamento com ácidos para apresentar aparência de envelhecida e enferrujada.

Guitarra Rust Relic



Guitarra Shovel

Até assento de privada vira guitarra!
Manson Toilet Seat

Guitarra de braço duplo

Quem quiser dar uma olhada no site dele:


2 comentários:

  1. Adorei o post!!! Mt interessantes os trabalhos do cara...quer dizer, ele é MUITO sinistro, né? Só faz coisa diferente, difíceis e pra pessoas que usam os instrumentos cheios de peculiaridades.

    O bom é que vamos ver ao vivo essas guitarras do Matt Bellamy logo mais!!!!!!!
    Mt fera os instrumentos dele e do JPJ, que é um monstro, né, precisava de instrumentos fera igual ele.

    Gostei de conhecer melhor o trabalho do Manson.
    E quem sabe daqui há uns tempos, eu tô tocando aí uns instrumentos bem fera, super style, feitos pelo meu luthier particular.

    ;D

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. O cara realmente é fera e tem sido bastante inovador, expandindo os limites do conceito de guitarra elétrica.

    E o biquinho do John Paul Jones? Será que ele aprendeu com o Jimmy Page?

    Vamos fazer um baixo muito style pra você em breve.

    BjoteAmo!

    ResponderExcluir