quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Retomando os trabalhos!!

Eita, faz bastante tempo desde a última vez que estive por aqui. Nesse entremeio, muita coisa rolou: mudança de estado civil e de endereço, o que reduziu o tempo disponível para lutieria.

As coisas estão começando a se ajeitar e logo estarei trabalhando novamente no baixo R7. A boa, digo ótima, notícia é que tenho espaço mais adequado para mexer com os hobbies. Tá até ficando com cara de oficina. A última aquisição foi uma bancada que eu estava de olho há anos e que vai facilitar os trabalhos.






Enquanto isso, trabalhei em dois projetinhos simples ligados à marcenaria.
O primeiro é um abridor de garrafas desses de boteco. Usei resto de maple que tinha por aqui, arredondei os cantos e tingi de vermelho pra dar um tcham.




Tem até espaço para apoiar o polegar. O melhor é que não amassa a tampinha e dá para guardar as mais legais.



Até breve.
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quinta-feira, 5 de setembro de 2013

R7 - Diversos

Pouco trabalho por esses dias, mas algum avanço.

Desenhei a escala na peça de maple.




Boa notícia: as peças chegaram!! Agora deu para checar o projeto direitinho e ver se a ponte, os captadores e tarraxas estão nos lugares certos.






Aí pude passar o desenho do headstock para o mdf para futuramente fazer o gabarito.



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quarta-feira, 21 de agosto de 2013

R7 - Aparando as Arestas

Hora de aparar o excesso de madeira que sobrou após o corte.

Fixa o molde ao corpo ...


 ... e a tupia entra em ação. A fresa tem um rolamento na parte superior que desliza pela lateral do molde (daí a importância de caprichar no molde). Devagar, percorre-se todo o perímetro do corpo.


Como a fresa tem 2,5 cm de comprimento e o corpo quase 5,0 cm de espessura, é necessário fazer uma segunda passada retirando o molde e usando a própria lateral do corpo como guia.



Neste caso, ainda foi necessário uma terceira passada pois a tupia não alcançou toda a espessura do corpo. Dessa vez foi uma fresa menor com o rolamento na parte inferior (reparem na diferença para a primeira fresa). Virei o corpo de cabeça para baixo e usei a própria parede dele como guia.



Aqui o resultado do trabalho.



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quarta-feira, 14 de agosto de 2013

R7 - Ligando os motores

Ainda tive que fazer algumas alterações no desenho do R7. Precisei esticar um pouco o corpo no comprimento para ter mais espaço para os captadores e encaixe do braço. Por isso, é importante sempre fazer o desenho completo, com corpo, escala e headstock para perceber possíveis falhas no projeto. É bom também ter sempre as peças (ponte, captadores, tarrachas, etc) em mãos para ver a distribuição e ergonomia. Não foi o caso desta vez, mas creio que não terei problemas.

Bom, chega de papo furado e mãos a obra.

A primeira etapa é transferir o desenho para o mdf que servirá de molde futuramente para o acabamento das laterais do corpo com a tupia




Recortar com a serra tico-tico ...





Limar e lixar até ficar tudo certinho. É importante caprichar no molde porque qualquer imperfeição será transferida para o corpo e é muito mais trabalhoso acertar depois.


Pronto!



Transferindo o desenho do molde para a madeira. Não custa lembrar sempre de fazer a linha central para o perfeito alinhamento. Eu passo um lápis em volta e depois giz de cera. O corte tem que ser entre essas duas linhas (clica na foto que aumenta).



Até que a cerejeira é fácil de cortar. O corte ficou bem preciso e isso significa menos trabalho na próxima etapa com a tupia.



 
Sempre é bom lembrar da segurança. Usar óculos protetor, máscara antipoeira, luvas, deixar as peças bem presas, atentar para os fios e prestar muita atenção no que está fazendo para não ter acidente. 

Recentemente Jesse James, um dos mais experientes e renomados customizadores de moto nos EUA, perdeu a ponta do dedo trabalhando.



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quinta-feira, 25 de julho de 2013

R7 - Design

O novo projeto de baixo já tem um nome: R7. O nome do futuro dono começa com R e ele é gosta do número sete. Tem sete na placa do carro atual, no antigo tinha, no telefone celular, no telefone fixo, etc.

Design

O desenho do baixo foi inspirado no modelo Roya (olha o R aí de novo) do luthier Jens Ritter (e de novo) de quem já tinha comentado aqui.

Eu digo inspirado porque não é e nem tem a intenção de ser uma cópia exata. Fiz o desenho à mão com algumas alterações. Digamos que o "quadril" do corpo ficou um pouco mais alongado na diagonal. A "mão" foi invertida, com a parte mais longa virada para cima e acompanhando o desenho do corpo. Clique nas fotos para aumentar.

Roya




R7




Ainda não definimos as peças (tarraxas, captadores e ponte, principalmente), de forma que ainda pode haver pequenas alterações para o desenho final.

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quarta-feira, 10 de julho de 2013

Novo Projeto - Baixo

Olá pessoal.

Bastante tempo desde a última atualização do blog, mas estou de volta a atividade. Porém, o ritmo deve ser mais lento em função de outras questões pessoais estarem me exigindo tempo e dedicação.

O novo projeto é de um baixo para um amigo meu e ainda está na fase inicial de definições. Já temos idéia de modelo, mas ainda falta desenhar a planta. Falta também definir e fazer o pedido das peças.

As madeiras já foram adquiridas no site Luthieria Brasil. É só falar com o Ariel.

O corpo será em cerejeira e a intenção inicial é acabamento em pintura.
(clica nas fotos para ver em tamanho maior)


O braço será em louro preto pau ferro e está com uma figuração belíssima. Já utilizei pau ferro para escala e agora vou experimentar para o braço. É uma madeira bem resistente e fácil de se trabalhar. O único porém é que ela me dá alergia. Haja polaramine! É a primeira vez que vou trabalhar com essa madeira. Viajei total achando que era pau ferro. kkkkk



A escala será em maple e também está com um desenho bem legal. Aqui é o contrário. Já trabalhei com maple para fazer braço e gostei bastante. Madeira bem resistente e estável que proporciona um acabamento perfeito.

 

Aqui uma simulação do conjunto de madeiras.



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quarta-feira, 8 de maio de 2013

Twelve Trouble (TT) - Vídeo

O Lucas gravou um pequeno vídeo que dá para ter uma idéia de como ficou o timbre da TT, o som dos captadores da ponte e do braço, variação de volume e de tonalidade.



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