domingo, 10 de fevereiro de 2013

Twelve Trouble (TT) - Colocação e Nivelamento dos Trastes

As coisas andam devagar por aqui, né. Os trabalhos na TT não tem rendido como eu gostaria, mas devagar e em frente.

Agora chegou a vez da colocação dos trastes. Uma dificuldade que eu tive foi a falta de um aparelho para colocar os trastes no mesmo raio da escala. Dessa vez, comprei os trastes em varetas e acabei tendo que fazer o raio na mão mesmo torcendo o traste para ficar com raio próximo da escala.

Não tenho martelo específico para colocar os trastes e usei um martelo comum mesmo, só tomando cuidado com a força para não amassar os trastes. Coloquei um pouco de cola para segurar melhor os trastes. No início, usei Superbond, mas não gostei do resultado porque acabou sujando um pouco a escala. Acabei usando cola de madeira, mesmo não sendo a mais adequada.

Alguma fotos dessa fase:




No dia seguinte, limei as extremidades dos trastes tentando não deixar nenhuma pontinha para fora da escala. Quando isso acontece, incomoda e machuca ao deslizar a mão esquerda na escala. Dá um trabalhinho bom.


Em seguida, mumificar o braço para nivelar os trastes. Uma dica que vi em algum outro blog é colocar uma faixa de fita crepe nas laterais da escala e só depois a fica na parte superior da escala. Isso facilita bastante na hora de retirar a fita crepe.


O marcador em cima dos trastes é para orientar quais estão mais baixos e se a escala já está nivelada.





Após nivelar a escala, é recomendável passar lixas finas de várias gramaturas (320, 400 e 600) para retirar as marcas da lima e do nivelamento. Depois ainda aproveitei para polir os trastes. Além de ficar visualmente mais bonito, fica mais macio para tocar.



Hasta luego (assim espero).
\m/

2 comentários: