terça-feira, 9 de outubro de 2012

Twelve Trouble (TT) - Aplainando o caminho

Aproveitei o fim de semana passado para aplainar várias peças com o auxílio da tupia, que é excelente para fazer esse tipo de serviço em áreas pequenas. 

Ainda quero aprender usar a plaina manual. Me parece bastante terapeutico passar a plaina e retirar pequenas lascas de madeira e, melhor ainda, sem fazer barulho. Eu até tenho uma plaina manual, mas não sei se ela não é muito boa, se não está ajustada, ou se é falta habilidade mesmo. Provavelmente um pouco dos três, pesando para a última causa.

Então, aplainei o headstock ...




 ... e também a angulação para a colagem do headstock no braço. Parecia que havia ficado bom, mas quando olhei ontem à noite percebi que restava uma fresta na junção entre as duas partes. Vou ver se consigo corrigir isso no próximo fim de semana. Para a colagem ficar boa e não afetar a resistência do braço, o encaixe ter que estar perfeito.




Aproveitei também para cortar uma lâmina de imbuia para colar sobre o headstock e fazer par com o tampo da guitarra. A abertura da peça de imbuia teve que ser na mão, com o serrote mesmo e deu uma boa suadeira. Depois aplainei com a tupia.





\m/

2 comentários:

  1. Deve ser muito relaxante mesmo, ir tirando as
    lasquinhas de madeira. hehehe
    E o trabalho tá ficando ótimo, claro.
    Bjssss!

    ResponderExcluir
  2. É, mas tem hora que precisa de paciência.
    Beijos

    ResponderExcluir