quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Luthiers - TAO Guitars

Hoje vou comentar um pouco do trabalho de dois luthiers belgas, Serge Michiels and John Joveniaux, que são os responsáveis pela TAO Guitars. Ambos são fãs de carros antigos, motos e hot rods, influência bastante perceptível no design de suas guitarras. O trabalho deles chama atenção pelo minimalismo, traços simples e elegantes, e acabamento impecável, características que já aparecem na logomarca:


Os instrumentos são feitos de forma completamente artesanal e eles produzem a maioria das peças, inclusive algumas ferragens (pontes, knobs, tensor, captadores, etc).

Veja exemplos do trabalho deles (clique nas fotos para aumentar):

T-Bucket

A T-Bucket é explicitamente inspirada na Fender Telecaster. É uma releitura moderna, mas sem perder o estilo vintage. A guitarra é simples e ao mesmo tempo cheia de detalhes, reparem na marcação lateral da escala, captadores e knobs.

 




 
Phaeton

A idéia aqui foi construir uma guitarra para jazz semi-acústica inspirada na guitarra Orville's Gibson Stile 03 (foto abaixo). O corpo é feito de uma peça de mogno escavada na qual o tampo de spruce arqueado se encaixa perfeitamente. A influência do design automobilístico é clara, começando pelo nome de carro de luxo, até os "f hole" que são baseados na entrada de ar de carros de corrida. Chamo atenção também para os knobs, cordal e headstock. Um detalhe interessante é que a tampa traseira não tem parafusos, o encaixe é magnético. A construção levou um ano e meio. Só na escavação do corpo e tampo foram mais de 200 horas de trabalho!!












El Mirage

Essa guitarra foi batizada com o nome de um dos muitos lagos secos do deserto de Mohave no sul da Califórnia onde se reunem apaixonados por velocidade para testarem seus hot rods nos anos 30. A guitarra foi construída para Billy Gibbons, guitarrista do ZZ Top, tendo como base o modelo T-Bucket visto anteriormente. O corpo é de cedro espanhol e foi escavado internamente para ficar mais leve.

A peça de metal perto da roldana da correia tem função apenas estética e foi inspirada num detalhe da roda do Cadillac Fleetwood V16 roadster.








Charger

O baixo Charger foi baseado no conceito da Gibson Firebird que, por sinal, foi elaborada pelo designer de carros Raymond H. Dietrich. As fotos estão escuras, mas dá para ter uma idéia.




Outras fotos:

 



\m/

4 comentários:

  1. Que demais esse baixo!
    Mas gostei mesmo foi da guitarra El Mirage.
    Mt sinistra!

    ;*********

    ResponderExcluir
  2. Eu nem saberia qual escolher, mas ficaria coma Phaeton.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. sensacionais estas guitarras (e o baixo)! A releitura que eles fizeram dos modelos classicos e a inspiração nos hot rods deu um toque muito bacana nos instrumentos!

    ResponderExcluir
  4. Também acho. É muito difícil fazer uma releitura sem ficar parecendo cópia. Realmente são obras de arte. Abraços, Fabiano

    ResponderExcluir