terça-feira, 3 de julho de 2012

Rickenbassy - Enfim, pronto!

Chegou a hora dos últimos ajustes e montagem do baixo. Na verdade, esses ajustes deram mais trabalho do que eu esperava. Não sei o porquê, mas os trastes estavam muito desnivelados. Tive que enfaixar o braço para proteger a escala e refazer o trabalho de lixar e arredondar os trastes novamente. Alguns trastes inclusive tiveram que ser recolocados. É um trabalhinho chato, que não aparece muito visualmente, mas essencial para que o instrumento fique bom para tocar e sem trastejar. Sem contar que a cola grudou a fita crepe em alguns pontos da escala que foi uma m**** para tirar.



Colocação das cordas ....




Afinando ...


 Retirando a película protetora dos escudos ...



Enfim, pronto!!!



Todo o processo de construção de um instrumento é muito gratificante, mas dois são especiais. Primeiro quando se começa a sonhar e planejar a construção do baixo ou da guitarra. A escolha das madeiras, das peças, modelo, tipo de construção, etc. O outro momento ímpar é quando finaliza o instrumento. É muito emocionante ouvir as primeiras notas saindo do amplificador e ver que todo o trabalho valeu a pena. Aprendi muito com a construção desse baixo, aprimorei algumas coisas em relação a guitarra. Claro, ainda tenho muita coisa para aprender e melhorar.

Em breve colocarei a ficha técnica do baixo e fotos decentes tiradas com uma câmera fotográfica e não com o celular. Agora é hora de pegar a estrada, curtir um outro hobby e aproveitar uns dias de férias com minha noiva.


\m/

6 comentários:

  1. mto legal cara, Parabens mais uma vez...
    Eu tbm sou um motoqueiro, mas a minha e bem mais modesta..hahaha
    abracos e boa viagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, legal saber que você também anda de moto. O que importa é o espírito.
      Abraços

      Excluir
  2. Uhu!
    Tá pronto, tá ótimo e que venha o próximo!
    E agora vamo que vamo ensaiar umas
    musiquinhas juntos.

    E essa foto foi lá do Dom Fernando, né?!
    Bjossss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, temos que combinar de fazermos um barulho juntos.
      A foto é do D. Fernando sim.
      Beijossss!

      Excluir
  3. Cara adorei esse post do rick, parabens, sou baixista a pouco tempo, e curioso pakas tenho muuuuuuita vontade de construir um rickenbacker cm minhas proprias mãos hehehe mas ñ tenho a menor noção de marcenaria ou luthieria, nem verba pra comprar as ferramentas :( mas um dia irei construir um hehehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ícaro. O importante é ter persistência e vontade de aprender. Eu também iniciei sem nenhuma noção de marcenaria. Li alguns sites, artigos e vi vídeos para começar o aprendizado. Dá para começar devagar comprando uma ferramenta de cada vez ou até pegando emprestado com alguém. Não desista dos seus sonhos. Abraços, Fabiano

      Excluir