terça-feira, 15 de maio de 2012

Rickenbassy - Acabamento do Corpo II

Como comentado no post anterior, resolvi refazer o processo de acabamento para melhorar umas imperfeições que estavam me incomodando. Bom, o resultado ficou satisfatório e melhor do que o anterior, ainda que não ficou perfeito como eu gostaria. Mas como diz o ditado popular - o ótimo é inimigo do bom - e vai ficar assim mesmo.

Passei a massa de madeira de novo e depois usei uma lixa fina para nivelar. Esse processo acabou levando alguns dias porque sempre que olhava via um ou outro desnível e lá ia novamente colocar massa e lixar.




Em seguida, apliquei umas 4 mãos de tinta preta a base de água. Apesar de não ser a tinta mais utilizada para o acabamento de instrumentos musicais, tem as vantagens de ser simples de usar, não deixar cheiro e facilitar a limpeza do pulverizador.






Depois da tinta, foi a vez de passar o verniz fosco. As fotos não ficaram muito boas mas dá para ter uma noção (clique nas fotos que aumenta). O produto é muito forte e o local precisa ser bem ventilado. Usei aquelas máscaras simples, mas vou ver se compro uma máscara apropriada para pintura na próxima vez.

Cometi alguns vacilos por não ter experiência. Eu limpei o baixo com um pano com álcool antes de passar o verniz. Prestei atenção para retirar os fiapos, mas ainda ficaram alguns preso ao corpo que ressaltaram após a aplicação do verniz. Além disso, a casa não estava lá muito limpa e havia um resto de tinta preta na parte interna do pulverizador que passou despercebido, afetando um pouco o resultado final. Ainda bem que o verniz fosco deixa a superfície rugosa e não aparece tanto.



O fim já está se aproximando, agora é finalizar o perfil do braço, colocar os trastes, fazer o escudo e montar o baixo.

\m/

2 comentários:

  1. Eu achei a pintura ótima! Mt legal mesmo
    o efeito fôsco!
    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digamos que ficou razoável. Vai melhorar no próximo.
      Beijos

      Excluir