terça-feira, 8 de maio de 2012

Rickenbassy - Acabamento do corpo I

Os últimos dias foram de pouco trabalho, então uma atualização rápida só para não passar em branco.

A madeira do corpo não tem os poros muito abertos e proporciona um bom acabamento só com lixa. A foto a seguir seguir mostra as tampas traseiras da Highline Special que foram feitas com a mesma madeira (escura) para vocês terem uma idéia.



Entretanto, o corpo apresenta várias imperfeições que não consegui tirar com a lixa, tais como umas ranhuras profundas e mancha de mofo. Além disso, ele já está numa profundidade muito pequena para o padrão de instrumentos elétricos, com apenas 3,4 cm e não tinha como aplainar para remover essas imperfeições. Sem contar que o baixo será preto fosco e a madeira não ficará aparente. Assim, resolvi passar massa de madeira para minimizar esses problemas e deixar a superfície bem lisa.


 



Em seguida apliquei quatro mãos bem finas de tinta preta. Usei uma tinta a base de água que tinha em casa mesmo. Depois que secar bem, será aplicado o verniz fosco. É provável que esse acabamento não seja tão durável quanto o utilizado geralmente em instrumentos musicais - tinta/verniz PU (poliuretano) ou nitro (nitrocelulose), mas vamos ver como fica.



Entratanto, não gostei do resultado final. Ainda apareceram algumas ranhuras e imperfeições na superfície do corpo e vou refazer o processo novamente: massa de madeira para cobrir as ranhuras, lixar e pintar.

\m/

5 comentários:

  1. Isso ae Fabiano, no final vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
  2. Tem que dar tudo certo no final, né. haha
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Brigado todos pela força. Vai dar certo sim. Daqui mais um pouco e ele tomará vida.

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabiano! Passei por aqui e vejo que seu trabalho continua a todo gás! Meus parabéns!!

    Beijos,
    Tahiná.

    ResponderExcluir
  5. Oi prima, bom que você passou aqui. Beijos.

    ResponderExcluir