terça-feira, 3 de abril de 2012

Rickenbassy - Encaixe do Braço

Essa semana foi a vez de fazer o encaixe do braço junto ao corpo, que será do tipo aparafusado (bolt on).

Como sempre, é recomendável elaborar um molde para usar com a tupia. Utilizei uma placa de aglomerado de 7 mm, mas é importante atentar para a grossura do material. Explico melhor mais à frente. Também é sempre importante traçar a linha que ausiliará na centralização do molde no corpo.


 
Para facilitar, eu faço uns furos com a broca de maior espessura que eu tiver para remover o máximo de madeira possível antes de usar a tupia. Tentei usar um tipo de broca chamada forstner, que é ótima para fazer furos de maior espessura, mas não consegui perfurar essa madeira. Acabei colocando uma broca de 12 mm mesmo. Depois de furar é interessante dar uma limpada com um formão.



Acabei esquecendo de tirar fotos do trabalho com a tupia, mas não é muito diferente do que já foi mostrado anteriormente por aqui. Bom, mas nem tudo deu certo, por isso comentei no início que é importante atentar para a largura do molde em relação à altura da fresa e profundidade do encaixe. Nesse caso, a profundidade do encaixe era de aproximadamente 2 cm e a minha fresa tem 3 cm. Ou seja, o molde deveria ser de no mínimo 1 cm (e era de 0,5 cm). Tive que colocar uns apoios embaixo do molde e o resultado não ficou muito preciso. Na penúltima foto, dá para notar a folga no encaixe do braço. Vou tentar preencher essa folga com uma lâmina fina de madeira, serragem e cola. Depois mostro como ficou.







\m/

2 comentários: