segunda-feira, 23 de abril de 2012

Luthier: Jol Dantzig

Como esse fim de semana não teve trabalho, vou aproveitar para falar de um luthier que admiro bastante: Jol Dantzig. Ele é um dos principais responsáveis pela criação e popularização do conceito boutique guitars.



Dantzig iniciou a carreira como guitarrista e comprava/vendia instrumentos como forma de ganhar um dinheiro extra. Em 1970 tornou-se sócio de uma loja que vendia instrumentos vintage e seus clientes começaram a solicitar pequenos reparos nos instrumentos. Poucos anos depois ele construiu um baixo e não parou mais. Juntamente com outro guitarrista, Paul Hamer, fundou a Hamer Guitars em 1976 e logo a empresa ganhou reputação de construir instrumentos de altíssima qualidade. Entre os famosos que já compraram instrumentos da marca estão os quatro Beatles, três dos Rolling Stones, membros do The Police, Def Leppard, entre outros.

Dantzig trabalhou na Hamer até 1988, quando a marca foi vendida, tendo retornado em 1997. A marca foi adquirida pela Fender em 2007 e Dantzig saiu definitivamente em 2010 para fabricar guitarras com sua marca própria. Jol já colaborou em trabalhos com a Gibson, Fender e Gretsch.

O estilo desse luthier é construir guitarras clássicas e com ar vintage. Uma coisa que impressiona bastante é a perfeição no acabamento. Não se pode deixar de observar também a riqueza de detalhes e a fabricação de peças exclusivas para compor o instrumento.



Ultimamente Dantzig tem elaborado guitarras temáticas que vem acompanhadas de um livreto contando a história da guitarra, desenhos, o processo de construção, os testes de cor e de materiais feitos, etc. Cada instrumento vem com um case exclusivo também por ele fabricado.




Suas guitarras já ganharam 8 prêmios de design da revista Guitar Player. Algumas delas já foram expostas no Boston Museum of Fine Art e no Smithsonian Institution. Veja alguns exemplos a seguir:

The Crow



A inspiração para essa guitarra veio do livro On the Road de Jack Kerouac. Jol estava tirando foto de corvos, que são passaros mensageiros, e relacionou com os personagens do livro. Ele procurou fazer um acabamento que lembrasse as asas do corvo.



Essa guitarra tem corpo e braço feitos em mogno, com top de spruce e costas de flamed maple, e escala em ébano. As tarraxas e peças de metal tiveram tratamento para aparecer envelhecidas. Os botões de acrílico transparente foram fabricados por ele. O botão do seletor e os pinos da correia foram feitos de chifre de búfalo. Os captadores são da marca Charlie Christian e estão ligados por fios de telefone antigos conseguidos num leilão da Old Western Electric. O case é forrado com tweed que recebeu tratamento para ficar com aparência envelhecida. Para levar essa belezura para casa é só dispor de US$ 38.000.








Sakura

O fim do difícil inverno japonês é marcado pelas flores das cerejeiras (sakura). Um festival em abril celebra o renascimento da vida e simboliza a transitoriedade. Essa foi a inspiração para a guitarra Sakura que tem uma belíssima placa de metal gravada pela artista Heidi Roos. Os captadores foram feitos especialmente para essa guitarra por Seymour Duncan. Corpo e braço são de mogno.






Outros trabalhos







Mais informações em:
http://dantzig.com/
http://www.guitarguru.typepad.com/
http://www.facebook.com/guitardesigner

4 comentários:

  1. Esse cara é o cara, né.
    Mas os preços...ai...que dor! hehehe

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara realmente é um dos tops luthiers de hoje. Uma fonte de inspiração sem dúvidas.
      Beijos

      Excluir
  2. Realmente esse é o cara!!!
    São obras de arte. Vale cada detalhe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wilson, seja bem vindo.
      O cara está em outro nível mesmo. Abraços, Fabiano

      Excluir