terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Rickenbassy - Corte do Corpo

Após elaborado o molde, chegou a hora de cortar o corpo. É importante sempre lembrar de traçar a linha central na peça de madeira e alinhar com o molde, que foi fixado com dois parafusos na peça de madeira. Os parafusos não deixarão marcas pois são posicionados em locais que serão escavados futuramente, no bolso de encaixe do braço e na cavidade do  captador da ponte.

Costumo traçar duas linhas na marcação do corpo para facilitar o corte. A primeira, de lápis, é o desenho propriamente dito. Traço também uma segunda linha externa com giz de cera. A serra tico-tico tem que passar entre essas duas linhas, cuidando para nunca ultrapassar a linha interna. Por outro lado, quanto mais preciso o corte, menos trabalho posteriormente com a tupia.
 
 


As curvas mais fechadas, como nos "chifres" do corpo, dão bastante trabalho e precisam ser realizadas com cuidado, meio que fazendo um zigue-zague. Nunca é demais lembrar de se usar equipamentos de proteção (óculos, luva e máscara contra poeira) e prestar bastante atenção.



Dá para perceber que o corte bruto deixa várias arestas que serão aparadas com a tupia. Já vi alguns luthieres utilizando uma lixadeira de mesa para fazer essa etapa.



A foto seguinte já é depois da primeira passada da tupia (esqueci de tirar fotos), que foi realizada com a utilização de uma fresa rolamentada acompanhando o desenho do molde. Como o comprimento da fresa é menor do que a largura do corpo, é necessário passar a tupia de duas vezes, sendo que o molde é retirado na segunda passada para permitir a fresa descer até a largura total do corpo.

Essa etapa dá um pouco de trabalho e precisa ser realizada bem devagar, tirando um pouco de madeira de cada vez. Se forçar a tupia, ela acaba engastalhando na madeira e arrancado algumas lascas. Sem contar o risco de um acidente. Poeira? Quase nada ...








Ainda falta um bom trabalho com a lima, lixa e raspador para deixar a lateral lisa. Aguardem os próximos capítulos.

\m/

2 comentários:

  1. Eita trabalheira!
    Mas é bom ver o instrumento tomando forma, né.
    Bjsss!

    ResponderExcluir
  2. Sim sim, é cansativo para o corpo, mas faz bem para cabeça. Eu acho legal isso, ver a transformação da madeira num instrumento.
    Beijos

    ResponderExcluir