terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CBG Esplêndida - Parte IV

Continuando a saga da CBG, chegou a hora da instalação dos trastes. As fotos do celular ficaram muito ruins mas dá para ter uma idéia. Sem contar que não consegui girar a segunda foto de maneira nenhuma e ficou de cabeça para baixo mesmo.

Estava com dificuldade para instalar os trastes até o final dos sulcos, por mais força que eu batesse com o martelo. Esse mesmo problema tive também na primeira guitarra. O resultado é que os trastes ficam mais altos, e uns mais que outros, dando mais trabalho para fazer o nivelamento. Tive luz assistindo uns vídeos no youtube. O segredo é utilizar uma lima fina para alargar o sulco dos trastes, aí eles entram completamente e nem precisa de tanta força assim. Aprendi mais uma.




Depois dos trastes instalados, foi a vez de fazer o perfil da parte traseira do braço. O desbaste mais pesado eu fiz com essa ferramenta preta e vermelha chamada spokeshave (não sei o nome em português). É uma lâmina de ferro adaptada numa haste utilizada para retirar lascas de madeira.


O ajuste fino é feio com esses raspadores (scrapers). É uma terapia usar essa ferramenta para raspar a madeira. Tem que tomar cuidado para não se empolgar e retirar mais madeira do que o necessário. kkkk Além disso, é mais rápido e o acabamento fica melhor do que utilizar grosas e limas, como fiz na primeira guitarra. Sem contar que não produz toda aquela poeira de serragem. O próximo passo é lixar o braço para ficar lisinho.


\m/

7 comentários:

  1. Oi meu amor! hehehe
    Bom que vc segue com seus trabalhos
    e tá empolgado, né.
    Deve ser uma terapia e exigir mta concentração mesmo. Eu não tenho a manha e te admiro demais por ter essa habilidade!

    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  2. Tô empolgado sim, ainda mais quando as saem do jeito esperado. Daqui mais um pouco a CBG estará fazendo som por aí.
    BjoteAmo!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo boa noite, onde posso conseguir um scraper desse ? Estou precisando muito um forte abraço !

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro. Esses scrapers eu trouxe de fora do Brasil. Aqui não é muito fácil de encontrar e, quando encontra, são muito caros. Uma alternativa é ver se algum serralheiro pode fazer um com uma chapa de ferro de 2 ou 3 mm. Dá para improvisar um pouco com uma lâmina de estilete mais grossa. Abraços

    ResponderExcluir
  5. no caso pegar o projeto de cada braço no caso angulação, dimensão, etc... por ex: de uma les paul anotar e pedir pra um serralheiro fazer em uma lâmina ? O mesmo pra os demais modelos ? strato etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, a lâmina não tem a medida do perfil do braço, ela tem o raio um pouco maior. Tem que ir raspando, medindo e testando se o braço está no perfil que você gosta. Lembrei que a Music Tools (http://www.musictools.com.br/) vende esses scrapers. É só fazer o download do catálogo e pedir pro pessoal. Abraços

      Excluir