sábado, 19 de novembro de 2011

Cigar Box Guitar (CBG)

É isso mesmo que o nome diz - uma guitarra em que o corpo/ caixa de ressonância é uma caixa de charutos. Trata-se de um instrumento bem rústico que surgiu na época da Guerra Civil Americana, porém tendo se popularizado nos anos 1930 em virtude da Grande Depressão. Em função da crise econômica, os músicos de blues começaram a construir de forma improvisada seus instrumentos, já que não tinham condições de comprar uma guitarra "de verdade".

Não há uma regra ou modelo rígido de Cigar Box Guitar. Existem guitarras de 1, 2, 3 e até de 6 cordas, sendo o mais comum entre 3 e 4 cordas. Além disso, as CBGs não são construidas apenas com caixas de charutos, podendo ser utilizadas latas de metal e qualquer outro material. Vejam vários exemplos:


















Com a recuperação econômica as CBGs ficaram esquecidas por bastante tempo e ressurgiram recentemente num movimento que tem sido chamado The Cigar Box Revolution. Entretanto, esse renascimento não está relacionado à questões financeiras, mas sim pelo desejo de alguns músicos em terem instrumentos personalizados e com um som mais primitivo, bem como à divulgação da cultura do faça-você-mesmo (DIY) e de luthiers amadores. Um dos responsáveis pela volta é o músico amador Shane Speal que criou um fórum discutir sobre CBGs na internete em 2003 e se auto proclama o Rei das Cigar Box Guitars. Shane coleciona CBGs, gravou alguns cds e mantém dois sites sobre o assunto (Shane Speal e Cigar Box Nation), além de ter sido o responsável pela reunião de músicos para a gravação de um documentário sobre as CBGs em 2008, que ainda não tive a oportunidade de ver - Songs Inside the Box.

Vários músicos famosos iniciaram sua carreira ou já tocaram numa CBG, entre eles Jimi Hendrix, Carl Perkins, Buddy Guy, BB King, Jack White, Billy Gibons (ZZ Top), Johnny Depp e Seasick Stevie.

BB King

Johnny Depp

Seasick Stevie

The Three String Trance Wonder - guitarra de Seasick Stevie

Shane Speal

Billy Gibons (ZZ Top)

Jack White

Para terminar, um vídeo de Seasick Steve, artista que recomendo fortemente que conheçam o trabalho. Este cara até poucos anos atrás era músico de rua e vivia de trocados que recebia nos metrôs e pequenas apresentações, porém faz um blues tradicional de primeira. Visitem o site dele para maiores informações.



\m/

11 comentários:

  1. Seasick Steve é o cara!
    Mt maneiro! E as cigar boxes tb são fera demais, quero ver quando estiver pronta a sua.
    Vai ficar lindona!

    ;****

    ResponderExcluir
  2. Tem cada CBG interessante mesmo, o limite é a criatividade. Vamos ver o que sai.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE MAN!!!
    TENHO ALGUMAS COISAS AQUI QUE CURTO E USO NOS MEUS SHOWS..TOI PLA STEEL, BANJO PARA BLUESGRASS. TENTEI FAZER UMA CBG, MAS NAO GOSTEI,,apesar de facil e simples..naõ tenho muita paciência. queria saber se vc poderia fazer uma para mim e quanto seria o custo, modelo essa de tres cordas, dai a captação queria ver contigo e ficava mais interessante colocar apenas um piezo no rastilho msemo pra manter aquele som rustico , ou se de repente colocar alguma captação single ou humb... com botaõ de volume e tone...gostria muoto se pudesse fazer uma para mim, como também dependendo do resultado posso indicar vc pra galera aqui ...seou de Minas..me chamo César Bilalis..e meu e-mail: cesar.bilalis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber em quanto gira o custo de uma CBG feita por um especialista como vc, bem tradicional, 3 cordas, não precisa nem ter capitação, apenas uma boa acustica, vou deixar contato aqui, responde por email
    andersonlucassg@gmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tenho GRANDE interesse em encomendar uma com você para o Natal. Favor entrar em contato para conversarmos, ficarei muito grato, faremos negócio.

    adv.fariarocha@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!Gostei muito da postagem e tenho grande interesse em cigar box...quero muito possuir um de 6 cordas,você confeccionaria?
    Meu e-mail é: wasptd@yahoo.com.br

    Fico no aguardo do seu contato,grande abraço,tudo de bom,sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Olá e boa noite, li o artigos e gostei dos comentários, andei fazendo algumas coisas aqui em casa, comecei com um cajon , fiz o primeiro Ukulele, fiz o segundo e terceiro de caixa de charuto, fiz um contrabaixo acústico e, um outro Ukulele de cabassa, e agora fiquei apaixonado pelas guitar cigar box e quero fazer uma também, eu te poderia trocar algumas idéias contigo...?
    Meu nome e Samuel, e sou de São José do Rio Preto-SP.
    e-mail cafesamuka@bol.com.br

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, gostaria de saber o valor de uma guitarra 3 cordas?
    cesarlacerda33@hotmail.com

    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cesar. Eu sou luthier hobbista no pouco tempo livre e não faço instrumento para venda. Sugiro você entrar em contato com a Pauleira que é luthier profissional e tá mandando muito bem numa linha de Cigar Box. http://pauleira.com.br/

      Excluir
  9. Cara, essa sua postagem de 2011 foi o que me levou a ter interesse por luthieria, a criar meu canal no YouTube em 2013, e criar uma paixão eterna por esses instrumentos.

    Hoje, em 29-06-2019, queria te agradecer por sua contribuição deste seu blog. Abraço!!

    ResponderExcluir