quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ajustes na Highline Special

Só para relembrar, a guitarra estava precisando de três ajustes: a ponte estava muito alta, dificultando a "tocabilidade"; os captadores também estavam muito altos e encostavam nas cordas nos últimos trastes; e problemas no aterramento da parte elétrica, resultando em chiados.

Com um pouco de trabalho consegui eliminar ou reduzir esses problemas. E ainda contei com a ajuda da minha noiva linda no comando do aspirador de pó para evitar poeiras nos captadores e na parte elética.
 
Para baixar a altura da ponte, eu fiz uns furos um pouco mais largos que o anel externo das buchas que sutentam a ponte, de modo que elas ficassem um pouco mais baixas que o plano do corpo da guitarra (primeira foto). Precisei também aumentar a profundidade dos furos da buchas. A dificuldade foi fazer os furos na profundidade certa. Para facilitar a comparação, coloquei uma foto antes de fazer o rebaixo e outra depois.

Com esse ajuste, as cordas ficaram numa altura razoável e melhorou bastante a "tocabilidade", mas ainda não estão no estilo de quem gosta de cordas com ação muito baixa. Para baixar mais a altura das cordas precisaria de uma reforma mais radical e escavar mesmo o corpo da guitarra. Quem sabe mais para frente.

A altura dos captadores foi tranquilo de se resolver com a instalação de molduras. Além de facilitar o ajuste da altura, achei o visual da guitarra mais bonito.

O aterramento melhorou um pouco com a instalação de um fio ligando a ponte ao potenciômetro da tonalidade, mas não ficou 100%.

Aproveitei para colocar uns suportes de parede para guardar a guitarra.


Antes de rebaixar as buchas da ponte e de instalar as molduras

Depois de rebaixar as buchas da ponte e de instalar as molduras




A parede lá de casa tá ficando bonita ...
\m/

3 comentários:

  1. Os ajustes foram chatinhos, mas deu tudo certo, né.
    Eu adorei operar o aspirador e ver vc trabalhando.

    Realmente, é uma habilidade para poucos, eu não tenho essa coordenação e paciência pra fazer tudo isso.
    Sempre te digo e vc já sabe, mas vc está super de PARABÉNS por seu trabalho!

    A guitarra tá fantástica e o som tá ótimo tb! Ainda vai tocar muito essa bichinha!

    ;D

    Bjooos!

    ResponderExcluir
  2. É preciso muita paciência mesmo, né. Brigado pela ajuda e apoio sempre.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE MAN!!!
    TENHO ALGUMAS COISAS AQUI QUE CURTO E USO NOS MEUS SHOWS..TOI PLA STEEL, BANJO PARA BLUESGRASS. TENTEI FAZER UMA CBG, MAS NAO GOSTEI,,apesar de facil e simples..naõ tenho muita paciência. queria saber se vc poderia fazer uma para mim e quanto seria o custo, modelo essa de tres cordas, dai a captação queria ver contigo e ficava mais interessante colocar apenas um piezo no rastilho msemo pra manter aquele som rustico , ou se de repente colocar alguma captação single ou humb... com botaõ de volume e tone...gostria muoto se pudesse fazer uma para mim, como também dependendo do resultado posso indicar vc pra galera aqui ...seou de Minas..me chamo César Bilalis..e meu e-mail: cesar.bilalis@hotmail.com

    ResponderExcluir