terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mais furações no corpo e elaboração das tampas traseiras

Finalmente consegui encontrar uma broca de 12 mm para as furações da ponte, do cordal e também da chave seletora. Acabei errando a furação do cordal que ficou 1 mm menor e só entrou na base da força depois de raspar as laterais com a lima.

Ah, não posso deixar de agradecer a ajuda da minha namorada linda no manejo do aspirador durante as furações para que a casa não ficasse mais imunda.




E esse não foi o único erro do dia. Aproveitei para fazer a furação por onde passará a ligação do captador do braço para a chave seletora. Era para o furo ter saído dentro da cavidade e acabou saindo na parte traseira do corpo. Mierda!


Até que consegui arranjar uma solução satisfatória para esse problema. Fiz a tampa da cavidade da chave seletora um pouco maior e o furo não ficará aparente. Como sempre, tudo começa com a elaboração do molde, seguido pela tupia e até finalizar o encaixe da tampa.




Vou fazer a tampa de uma madeira que ganhei do meu sogro (valeu sogrão!). Não sei qual é o tipo de madeira, mas me pareceu madeira nobre. Essa tábua apareceu quando ele estava reformando a casa e o peão a estava usando como rampa para o carro de mão. Que desperdício. Na verdade, a finalidade dessa peça é para usar num futuro projeto.

A madeira está um pouco mal tratada, tem alguns furos, marcas e rachaduras. Usei a serra tico-tico para tirar as partes que não estão muito boas e o centro da peça ficou reservado para o próximo projeto.




Para fazer a tampa, foi necessário serrar uma das partes longitudinalmente para ficar com uma espessura adequada. Só que dessa vez não deu para usar a serra tico-tico. Teve que ser no braço com o serrote mesmo. Daí foi só serrar ...


serrar, ....

serrar, ...

E, 1h 20min, muito suor e sujeira de serragem depois, consegui dividir a peça. A serragem é amarelada e fica vermelha em contato com água. Se alguém souber qual é a madeira, favor avisar. Depois disso passei a tupia para aplainar e reduzir a espessura para o tamanho adequado. Acabei esquecendo de tirar foto dessa parte.



Aproveitei também para fazer o furo para o jack de saída. Até que o trabalho rendeu nesses dias.


4 comentários:

  1. Esse final de semana foi bom de trabalho, né.
    Achei legal pilotar o aspirador...pode pedir ajuda quando precisar novamente.
    Tô ansiosa pra ver o resultado final e vc deve estar ainda mais ansioso, né.

    :***

    ResponderExcluir
  2. Podexá que vou solicitar sua ajuda de vez em quando minha noiva. hihihi

    Eu também tô ansioso pra ver a guita pronta, mas já consigo ver a luz no final do túnel.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabens, está ficando show de bola, comecei a pouco tempo o curso de marcenaria, estou juntando informações na internet, e futuramente fou fazer uma telecaster para mim

    ResponderExcluir
  4. Obrigado. Também comecei há pouco tempo e tenho aprendido bastante. Se quiser trocar informações, fique a vontade. Seria legal se você colocar fotos da construção da telecaster.
    Apareça sempre que quiser.
    Abraços

    ResponderExcluir