segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cavidade da parte elétrica e detalhe no corpo

Retomando os trabalhos após uns dias dedicados à outro hobby.

Agora foi a vez de escavar a cavidade da parte elétrica onde ficam guardados os potenciômetros de volume e tonalidade, a chave seletora, o jack de saída e toda a fiação ligando captadores e controles.

Antes disso, realizei um rebaixamento na parte frontal do corpo. Eu tinha pensado nisso há um tempo atrás e agora decidi fazer. Esse detalhe no corpo é apenas decorativo, sem função específica, e vai ajudar a reduzir um pouco o peso.

Tentei usar a tupia para essa escavação. Como de costume, fiz o molde em MDF ...




Quando fui usar a tupia: bingo! Percebi que não teria apoio suficiente. Pensei em desistir, mas era tarde demais porque já havia feito um rasgo na madeira. Também qual a graça de se construir uma guitarra se não puder fazer do jeito que a gente quer, né.


O jeito foi apelar para o formão com ajuda do martelo. O trabalho é bem minucioso e tem que tirar pequenas lascas por vez para não errar na mão. Até que o resultado ficou bom.



Aproveitei para fazer as furações dos potenciômetros e para as ligações aos captadores. A broca maior chama-se broca de mourão e usei para ligar o captador do braço até a cavidade da parte elétrica. Tem que tomar muito cuidado porque ela atravessa o corpo com facilidade.



Posteriormente tive uma idéia para utilizar a tupia para fazer o detalhe no corpo e funcionou bem, apesar de não dar para usar molde. Usei dois apoios nivelados para suporte da tupia e aprofundei um pouco mais o rebaixamento. O acabamento ficou bom e falta só uma lixada para tirar as marcas.





A escavação da cavidade da parte elétrica é bem semelhante ao trabalho feito para as cavidades dos captadores e do encaixe do braço. Elaboração do molde, furação com a broca forstner para retirar o máximo possível de madeira e acabamento com a tupia. Nesse caso são utilizados dois moldes, um para a cavidade propriamente dita e outro externo para encaixe da tampa. É preciso só ter atenção para escavar na profundidade certa e não transpassar o corpo. Houve um momento em que a fresa da tupia afrouxou e acabamento interno não ficou 100%, mas ainda bem que a tampa vai esconder.












O copo já está quase pronto. Falta fazer os furos para a ponte, cordal e chave seletora que ainda não foram feitos porque não consegui uma broca de 12 mm. Ah, também preciso fazer o encaixe do jack de saída e as tampas para as cavidades da parte elétrica. Depois disso é lixar começando pelas lixas mais grossas até as mais finas e fazer o acabamento. Ainda não decidi como será o acabamento, mas não devo pintar por enquanto deixando a guitarra no tom natural da madeira.

Os próximos trabalhos serão no braço. Preciso fazer o perfil, aprofundar as casas e instalar os trastes.

7 comentários:

  1. E tome trabalho!
    Eu tô achando mt legal o resultado e deve ser boa essa parte dos detalhes, apesar de bem trabalhosa...eu acho mt interessante mexer com essas coisas mais finas, mais artísticas mesmo, que exigem maior habilidade.

    Vc realmente tem mt talento, viu?
    BjoteAmo!

    ResponderExcluir
  2. Brigado pelos elogios e pelo apoio.
    Eu continuo curtindo bastante cada etapa. Tenho aprendido muito.

    BjoteAmo!

    ResponderExcluir
  3. caraca véi, só cavucando a bichinha.
    vc terá q organizar uma apresentação solo pra comemorar o nascimento de sua primeira criação!! Pode até ser no balcony no lugar daquele saxofonista chato. Tamujuntu!

    ResponderExcluir
  4. A apresentação solo ainda vai demorar um pouco, tenho que aprender a tocar antes. kkk

    Apareça mais vezes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. ola tv tudo bem?amigo como vc arredondou o braço ?estou fazendo caixas de som e preciso arredondar os berais de todos os lados para que o projeto fique como se fosse original de uma fabrica.

    ResponderExcluir
  6. me madanda por email reaperoftherock@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. ola tv tudo bem?amigo como vc arredondou o braço ?estou fazendo caixas de som e preciso arredondar os berais de todos os lados para que o projeto fique como se fosse original de uma fabrica.

    ResponderExcluir