terça-feira, 19 de abril de 2011

Queda de braço

Iniciei a construção do braço há alguns dias e está sendo mais trabalhoso do que eu esperava. Apanhei bastante, mas, devagar, está tomando forma.

O braço da maioria das guitarras é angulado para trás na parte da "mão" (headstock). A exceção mais conhecida é o braço da Fender que é reto e utiliza-se de um rebaixo e de prendedores para manter a pressão nas cordas (vide foto abaixo). A angulação do braço aumenta a pressão das cordas na pestana melhorando a sustentação do som (sustain) e impedindo que as cordas escapem da pestana. Em contrapartida, é muito mais trabalhoso para se fazer.


O jeito mais fácil de se conseguir essa angulação seria cortar o braço de um bloco inteiriço de madeira que fosse largo o suficiente. Entretanto, esse método desperdiçaria muita madeira e seria mais caro. Assim, o método tradicional é usar uma ripa de madeira mais fina, cortar a mão no ângulo desejado e colar de forma invertida.

O ângulo do braço da Highline Special é de 13º. Como eu não tenho um transferidor, tive que relembrar as aulas de trigonometria (digo, pesquisar no google) para traçar corretamente o ângulo. Eu tinha a medida do cateto oposto (a largura da ripa de madeira) e precisava do cateto adjacente ou da hipotenusa. Sabia que as aulas de trigonometria me seriam úteis algum dia. kkkkkkk


Penei para serrar o braço, o hard maple é muito duro e suei feito um porco até terminar. Bom, pelo menos o braço vai ser resistente. Usei uma serra para trastes (fretsaw) que tem os dentes menores e largura estreita, o que me obrigou a iniciar o corte novamente do outro lado após a metade do trabalho. Com isso, o corte não saiu muito bom e a superfície ficou cheia de irregularidades.

Ainda não terminei de acertar completamente a superfície e já foram horas de muito uso da plaina e de lixa. As duas superfícies precisam estar exatamente com o mesmo ângulo para que a colagem fique boa e o braço aguente a pressão das cordas.



Além desse corte, é necessário outro para diminuir a largura da mão para o tamanho das tarrachas que, no caso dessa guitarra é de 1,8 cm. A largura do braço sem a escala é de 2,3cm. Dessa vez, decidi comprar um serrote apropriado (serrote de costas), o que facilitou o trabalho e melhorou a qualidade. Mesmo assim, foi quase uma hora serrando. Nem precisei ir à academia no dia seguinte.




Os próximos passos são: acertar a superfície do braço e fazer a colagem. Em seguida vou iniciar a escala.

2 comentários:

  1. E segue a trabalheira!
    Mas o importante é que vc está curtindo e fazendo tudo direitinho.
    Eu já desistiria de fazer só por ter que calcular ângulos etc...kkkk
    Preguiçaaa!

    Parabéns por mais essa etapa, viu?
    :***

    ResponderExcluir
  2. Apesar da trabalheira, está sendo muito legal e tenho aprendido bastante.

    Brigado pela força, minha linda.

    Beijos

    ResponderExcluir