terça-feira, 26 de abril de 2011

Colagem do braço

Esse aparato todo é para colar a mão e o braço da guitarra no ângulo correto. Ainda assim, as partes deslizaram um pouco quando eu apertei o grampo, o que causou um desnível considerável.




Esperei 48 horas para a cola secar bem e parece que ficou firme. Recortei um pedaço de sobra do hard maple e preenchi o espaço que ficou faltando.


Esperei secar novamente e após uma boa lixada ficou nivelado novamente. Isso era necessário para que a colagem da escala no braço, que será realizada posteriormente, fique bem feita.


Bom, essa é a boa notícia. A má notícia é que medi o braço e percebi que está faltando um pedaço!! Digo, está menor do que o tamanho que eu preciso. Acho que foi um pouco de falta de atenção minha quando medi e cortei a mão e também o fato de que a peça de madeira veio sem nenhuma sobra. Estou pensando em algumas soluções, mas vou deixar para decidir o que fazer mais para frente.

Uma alternativa é deixar o braço um pouco menor, reduzindo os trastes de 24 para 22. Outra opção é colar um pedaço de madeira para alongar o braço. Ou ainda, deixar a escala maior que o braço desde que o encaixe no corpo fique firme.

O próximo passo é escavar a abertura para a instalação do tensor no braço, o que devo fazer no próximo sábado. Paralelamente, vou iniciar a medição e abertura do canal dos trastes na escala se tiver tempo.

2 comentários:

  1. E o projeto tá andando mt bem, hein!
    Legal que vc está aprendendo com tudo isso e mais pra frente, a experiência desses primeiros projetos vai ser super útil pra vc aperfeiçoar o que fizer.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho aprendido muita coisa nova. Tem sido muito interessante esse processo todo.

    Beijos!

    ResponderExcluir