quarta-feira, 21 de agosto de 2013

R7 - Aparando as Arestas

Hora de aparar o excesso de madeira que sobrou após o corte.

Fixa o molde ao corpo ...


 ... e a tupia entra em ação. A fresa tem um rolamento na parte superior que desliza pela lateral do molde (daí a importância de caprichar no molde). Devagar, percorre-se todo o perímetro do corpo.


Como a fresa tem 2,5 cm de comprimento e o corpo quase 5,0 cm de espessura, é necessário fazer uma segunda passada retirando o molde e usando a própria lateral do corpo como guia.



Neste caso, ainda foi necessário uma terceira passada pois a tupia não alcançou toda a espessura do corpo. Dessa vez foi uma fresa menor com o rolamento na parte inferior (reparem na diferença para a primeira fresa). Virei o corpo de cabeça para baixo e usei a própria parede dele como guia.



Aqui o resultado do trabalho.



\m/

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

R7 - Ligando os motores

Ainda tive que fazer algumas alterações no desenho do R7. Precisei esticar um pouco o corpo no comprimento para ter mais espaço para os captadores e encaixe do braço. Por isso, é importante sempre fazer o desenho completo, com corpo, escala e headstock para perceber possíveis falhas no projeto. É bom também ter sempre as peças (ponte, captadores, tarrachas, etc) em mãos para ver a distribuição e ergonomia. Não foi o caso desta vez, mas creio que não terei problemas.

Bom, chega de papo furado e mãos a obra.

A primeira etapa é transferir o desenho para o mdf que servirá de molde futuramente para o acabamento das laterais do corpo com a tupia




Recortar com a serra tico-tico ...





Limar e lixar até ficar tudo certinho. É importante caprichar no molde porque qualquer imperfeição será transferida para o corpo e é muito mais trabalhoso acertar depois.


Pronto!



Transferindo o desenho do molde para a madeira. Não custa lembrar sempre de fazer a linha central para o perfeito alinhamento. Eu passo um lápis em volta e depois giz de cera. O corte tem que ser entre essas duas linhas (clica na foto que aumenta).



Até que a cerejeira é fácil de cortar. O corte ficou bem preciso e isso significa menos trabalho na próxima etapa com a tupia.



 
Sempre é bom lembrar da segurança. Usar óculos protetor, máscara antipoeira, luvas, deixar as peças bem presas, atentar para os fios e prestar muita atenção no que está fazendo para não ter acidente. 

Recentemente Jesse James, um dos mais experientes e renomados customizadores de moto nos EUA, perdeu a ponta do dedo trabalhando.



\m/