terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Twelve Trouble (TT) - Pequenos Trabalhos e Começo do Acabamento

Estamos entrando na fase final da TT. A seguir, alguns pequenos trabalhos que fiz por esses dias.

Não sei se vocês lembram, mas eu comecei a fazer a cavidade na parte traseira com a tupia a mão livre (isto é, sem molde) e não deu muito certo. Acabou que tive que fazer o molde posteriormente e ainda assim ele escorregou quando estava passando a tupia e quase estragou tudo. Além disso, ainda tinha as marcas arredondadas da furação com a broca forstner.

Apesar de não aparecer por causa da tampa, estava incomodado com a aparência da cavidade traseira e dei uma melhorada nela. Aqui está a foto do "antes e depois".



Eu já tinha feito as tampas, mas faltava fazer o ajuste fino para encaixar nas cavidades. Lixa daqui, lixa dali, testa o encaixe e repete o processo até ficar certinho.



Bom, agora é começar a parte de acabamento. Primeiramente, tem que lixar, lixar, lixar e, quando você achar que já está bom, lixa mais um pouquinho até tirar todas as imperfeições. Iniciando pela lixa grão 80, passando por 120, 180, 240 até 320.







Abraços.

\m/

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Twelve Trouble (TT) - Colocação e Nivelamento dos Trastes

As coisas andam devagar por aqui, né. Os trabalhos na TT não tem rendido como eu gostaria, mas devagar e em frente.

Agora chegou a vez da colocação dos trastes. Uma dificuldade que eu tive foi a falta de um aparelho para colocar os trastes no mesmo raio da escala. Dessa vez, comprei os trastes em varetas e acabei tendo que fazer o raio na mão mesmo torcendo o traste para ficar com raio próximo da escala.

Não tenho martelo específico para colocar os trastes e usei um martelo comum mesmo, só tomando cuidado com a força para não amassar os trastes. Coloquei um pouco de cola para segurar melhor os trastes. No início, usei Superbond, mas não gostei do resultado porque acabou sujando um pouco a escala. Acabei usando cola de madeira, mesmo não sendo a mais adequada.

Alguma fotos dessa fase:




No dia seguinte, limei as extremidades dos trastes tentando não deixar nenhuma pontinha para fora da escala. Quando isso acontece, incomoda e machuca ao deslizar a mão esquerda na escala. Dá um trabalhinho bom.


Em seguida, mumificar o braço para nivelar os trastes. Uma dica que vi em algum outro blog é colocar uma faixa de fita crepe nas laterais da escala e só depois a fica na parte superior da escala. Isso facilita bastante na hora de retirar a fita crepe.


O marcador em cima dos trastes é para orientar quais estão mais baixos e se a escala já está nivelada.





Após nivelar a escala, é recomendável passar lixas finas de várias gramaturas (320, 400 e 600) para retirar as marcas da lima e do nivelamento. Depois ainda aproveitei para polir os trastes. Além de ficar visualmente mais bonito, fica mais macio para tocar.



Hasta luego (assim espero).
\m/