terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Twelve Trouble (TT) - Pequenos Trabalhos

Os trabalhos na TT andam num ritmo mais lento do que gostaria. Correria do trabalho e outros compromissos pessoais tem diminuído o tempo para dedicar ao hobby. Apesar disso, algum progresso foi feito. 

Terminei a parte de lixamento do braço. É uma tarefinha ingrata, cansativa e que não dá para perceber muito a evolução, mas que é essencial para que o acabamento fique bom. Depois que a escala ganha curvatura, é preciso refazer as casas para colocar o trastes.



Aproveitei para fazer a tampa traseira para a chave seletora. Usei um pedaço de imbuia que tinha aplainado e deixado na espessura correta para a tampa. Iniciei o corte com uma serra manual e terminei de arredondar a tampa com a lixadeira de cinta, que tem me quebrado um galhão. Facilita muito vários trabalhos.




Por hoje é só.

\m/

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Twelve Trouble (TT) - Angulação do Braço, Tarraxas e Outros

Retomando os trabalhos, resolvi fazer uma angulação no encaixe do braço. Acho que vai favorecer para que a ação das cordas fique mais baixa tendo em vista o tipo de ponte (tune-o-matic, estilo das Gibson Les Paul) que vou usar nessa guitarra. O ângulo foi de 3 graus e foi super rápido para fazer com a lixadeira de cinta.



Fiz também os furos para as tarraxas. Comecei na parte de cima do headstock usando uma broca de 8 mm até a metade da profundidade. Depois fiz um furo guia vazando até o outro lado do headstock e, em seguida, um furo de 10 mm partindo da parte de trás também até a metade. Isso para deixar o encaixe das tarrachas mais justo (a parte inferior e superior da tarraxa possuem diâmetros diferentes).





Aproveitei a furadeira na mão para fazer o furo do jack de saída ...


e o furo para ligar os captadores a cavidade de controles na parte traseira do corpo ...


... que quaaaase saiu no lugar errado.


Trabalhei mais um pouco no perfil do braço. Reduzi a espessura e afinei as laterais. Ainda falta um bom trabalho de lixa no braço para o acabamento ficar legal.



\m/

terça-feira, 1 de janeiro de 2013