quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Enfim, a guitarra ficou pronta!!

Pouco mais de 7 meses e muito trabalho depois, a saga da guitarra finalmente chega ao fim!! De forma geral, fiquei muito satisfeito com o resultado, ainda mais levando em consideração que não tinha nenhuma experiência anterior com marcenaria. A guitarra ainda precisa de alguns ajustes, que vou comentar mais adiante. 

Antes disso, vou falar sobre a etapa final dos trabalhos. O último mês e meio não foi muito produtivo. Viajei à trabalho, curti férias e confesso que estava com preguiça para encontrar o problema elétrico. Retomei o projeto no fim de semana passado. Inicialmente percebi que um dos fios do aterramento estava solto. Fio soldado e tchan tchan tchan tchan ... o silêncio se fez som e a guitarra começou a falar!! Porém, ainda havia um problema, o captador do braço não estava funcionado. Conferi as ligações e aparentemente não havia nada de errado. Apanhei um pouco para regular a altura dos captadores.

Já havia desistido e iria deixar a guitarra assim mesmo considerando-a finalizada, mas a teimosia não deixou. Ontem eu retirei e refiz todas as soldas do captador do braço e não é que o problema era só soldas mal feitas.

Agora sim, a guitarra está pronta e com todos os captadores e controles funcionando. Fiquei muito satisfeito com o timbre e com o sustain da guitarra. Não sou profundo conhecedor de guitarras e de captadores, mas o som dos captadores Kent Armstrong, que são relativamente baratos e não tão famosos, me surpreendeu.

A seguir algumas fotos das últimas fases do trabalho e da guitarra já pronta e montada.











Ainda tem alguns ajustes para serem feitos, mas isso vai ficar um pouco mais para frente. Preciso aguardar alguns dias para as cordas segurarem a afinação e o braço se acomodar com a tensão das cordas.

Está fazendo um pouco de chiado quando o botão de tonalidade é girado para os agudos. Já percebi que é problema de aterramento e ainda estou pensando numa solução. 

Além disso, a ação das cordas ficou muito alta fazendo com que a guitarra fique "dura" para tocar, principalmente nos solos.  Ou seja, quem já tocou numa guitarra minimamente ajustada irá achar horrível tocar na minha. Em decorrência disso, tive que colocar os captadores numa posição mais elevada e as cordas encostam no captador a partir do traste 15 em diante. Esse problema vai me dar bastante trabalho e implica rebaixar a ponte escavando a madeira e, talvez, aumentar a profundidade da cavidade dos captadores. Obviamente que postarei aqui quando realizar esses trabalhos.

Em poucos dias postarei fotos melhores da guitarra finalizada e a ficha técnica completa. Além disso, já estou planejando dois novos projetos que comentarei em breve. Enquanto isso, continuem passando por aqui. Vou comentar sobre luthiers que admiro e assuntos relacionados.

Vida longa ao Rock and Roll!! \m/