Só para relembrar, a guitarra estava precisando de três ajustes: a ponte estava muito alta, dificultando a "tocabilidade"; os captadores também estavam muito altos e encostavam nas cordas nos últimos trastes; e problemas no aterramento da parte elétrica, resultando em chiados.
Com um pouco de trabalho consegui eliminar ou reduzir esses problemas. E ainda contei com a ajuda da minha noiva linda no comando do aspirador de pó para evitar poeiras nos captadores e na parte elética.
Para baixar a altura da ponte, eu fiz uns furos um pouco mais largos que o anel externo das buchas que sutentam a ponte, de modo que elas ficassem um pouco mais baixas que o plano do corpo da guitarra (primeira foto). Precisei também aumentar a profundidade dos furos da buchas. A dificuldade foi fazer os furos na profundidade certa. Para facilitar a comparação, coloquei uma foto antes de fazer o rebaixo e outra depois.
Com esse ajuste, as cordas ficaram numa altura razoável e melhorou bastante a "tocabilidade", mas ainda não estão no estilo de quem gosta de cordas com ação muito baixa. Para baixar mais a altura das cordas precisaria de uma reforma mais radical e escavar mesmo o corpo da guitarra. Quem sabe mais para frente.
A altura dos captadores foi tranquilo de se resolver com a instalação de molduras. Além de facilitar o ajuste da altura, achei o visual da guitarra mais bonito.
O aterramento melhorou um pouco com a instalação de um fio ligando a ponte ao potenciômetro da tonalidade, mas não ficou 100%.
Aproveitei para colocar uns suportes de parede para guardar a guitarra.
![]() |
Antes de rebaixar as buchas da ponte e de instalar as molduras |
![]() |
Depois de rebaixar as buchas da ponte e de instalar as molduras |
![]() |
A parede lá de casa tá ficando bonita ... |