Chegou a hora de dar forma ao headstock. Primeiro o corte com a serra tico-tico.
Por favor, dêem um desconto para as fotos que eu não estou conseguindo colocar na horizontal.
Depois é só aparar as rebarbas com a tupia e o molde.
Aproveitei para fazer o encaixe do braço no corpo usando um método diferente do que fiz das outras vezes. Antes eu fazia um molde para o encaixe que era usado depois para fazer a cavidade. Dessa vez o "molde" foi feito no próprio local de encaixe com o auxílio de pedaços de aglomerado. Acho que fica mais fácil de entender vendo as fotos.
Primeiro coloca-se o braço na posição correta, prestando atenção na centralização, e prende com um grampo.
Na sequência coloca-se as madeiras que farão o papel do molde ao lado do braço. Eu usei uns pedaços de aglomerado que eu tinha certeza que estavam com as laterais alinhadas. Eles devem ficar bem juntos ao braço e usei um grampo para os comprimir. Depois fixa-se esses pedaços de aglomerado com outros grampos e pronto. Na parte traseira eu coloquei com um bloquinho de aglomerado com fita dupla face mesmo. É bom só fazer um teste antes para confirmar se a fresa da tupia chegará na profundidade adequada.
O encaixe ficou muito bom e justo como deve ser.
Será que faz sujeira?
Nesses próximos dias não haverá postagens, estarei curtindo merecidas férias. Em breve coloco a continuação dos trabalhos.
Abraços
\m/
Ae! Férias! hehehe
ResponderExcluirMas a sujeirada é sinal que vc fez tudo direitinho...aliás, como sempre.
:****
Nem sempre a sujeirada é sinal que fiz tudo direitinho. hahaha Mas nesse caso foi.
ResponderExcluirBeijos e brigado pelo apoio sempre.
Tah ficando muito boa, como as outras, estou sempre acompanhando as atualizações viu, só não tinha comentado ainda. Continue assim que os resultados tão ficando excelentes =]
ResponderExcluirBom que você tá acompanhando, mas fique a vontade para comentar ou divulgar o blog para seus amigos que gostam de música.
ExcluirAbraços
Cara, que belo trabalho! E que blog legal!
ResponderExcluirEstou me aventurando no campo de Luthier amador, e estou tendo dificuldades para encontrar plantas de guitarras, você pode ria me dar uma dica. Ah e como calculo os espaços entre as escalas?
Abraços
Oi Marcos. Obrigado. Seja bem vindo a esse mundo maravilhoso e viciante. Eu tenho algumas plantas para te passar. Me mande um mail fabianoccc@gmail.com e eu explico o cálculo da escala. Abraços, Fabiano
Excluir