Novo projeto pelo caminho e será de um baixo inspirado no clássico Rickenbacker. Digo inspirado porque ele terá várias diferenças em relação ao modelo original que explicarei mais à frente. O baixo será para minha noiva linda, daí o nome adotado. Coloquei o "bassy" para dar um toque feminino. Mas não se enganem porque ela tem espírito rock 'n' roll total, então, nada de baixo cor-de-rosa.
A Rickenbacker é uma das mais antigas fábricas de guitarras e baixos e ficou bastante conhecida na década de 60 por ser utilizada por alguns dos The Beatles. Em relação aos baixos, vários músicos usam Rick (para os íntimos): Geddy Lee (Rush), Cliff Burton (Metallica), entre outros. No entanto, o embaixador oficial da marca, na minha opinião, é o figura do Lemmy Kilmster (Motorhead e The Head Cats).
Apesar de minha noiva ser mais alta que eu (só alguns centímetros!!), ela tem braços e mãos delicadas que não ficariam muito confortáveis para tocar num baixo grande como o Rickenbacker, daí decorrem as principais diferenças. O corpo e headstock foram reduzidos à 90% do tamanho original. A escala será curta de 76,2 cm (30"), ao invés de 84,5 cm (33 1/4"). O comprimento total do baixo reduziu para 100 cm em comparação aos 113,8 cm originais.
O tipo de construção também será diferente. O Rickenbacker tem o braço inteiriço (neck through), enquanto que o braço do Rickenbassy será aparafusado (bolt on).
Outra grande diferença é a madeira usada para o corpo, que no modelo original é de maple. Eu vou usar uma chapa de madeira escura que não identifiquei a espécie e foi presente do meu sogro. A mesma que usei para fazer as tampas da Highline Special (veja aqui). O braço será de hard maple e a escala em pau-ferro (o original é de jacarandá).
Ah, outra diferença é que o Rickenbacker tem saída mono e estéreo, e o Rickenbassy terá saída mono apenas, além de outras pequenas diferenças.
A seguir algumas fotos do projeto, das madeiras e das peças.
Agora é ligar os motores e mãos a obra!!
\m/
PS1: para fins de curiosidade, um baixo Rickenbacker original custa mais de US$ 2,000 no exterior.
PS2: se tiver interesse em ver como funciona a fábrica veja esse vídeo.
UHU!
ResponderExcluirTô louca pra ver meu baixo prontinho!
E vai ficar lindão, claro, pq o meu luthier particular (hohoho) é bom pacas!
Logo mais vou realizar meu sonho de ter um baixo tipo do Lemmy, meu mestre e com a dedicação e a exclusividade, que só o meu luthier-noivo(ou noivo-luthier?) poderia me proporcionar!
Tô feliz e ansiosa!
AMO!
Vai ficar massa. Logo logo quero ver os graves soando.
ResponderExcluirBeijos
Muito legal seu blog! A madeira, pela foto, parece imbuia.
ResponderExcluirOi Wilson. Obrigado e apareça sempre. Parece imbuia mesmo, mas eu conheço muito pouco para afirmar. A serragem dela é meio avermelhada, não sei se isso ajuda. Abraços, Fabiano
ResponderExcluirfala amigo blz? to querendo construir um rick mais n tenho o gabarito do baixo, tinha como o sr me mandar essas medidas?
ResponderExcluirOpa, tudo bem? Eu não tenho as medidas originais exatas, mas posso te mandar uns esboços que consegui, caso tenha interesse. fabianoccc@gmail.com
ExcluirOpá!!! Temo como mandar o gabarito para mim? willimate@yahoo.com.br!!
ExcluirParabéns!!!!
Boa noite tudo bem pessoal
ResponderExcluirEu queria um projeto do baixo Rickenbacker