Retomando os trabalhos, resolvi fazer uma angulação no encaixe do braço. Acho que vai favorecer para que a ação das cordas fique mais baixa tendo em vista o tipo de ponte (tune-o-matic, estilo das Gibson Les Paul) que vou usar nessa guitarra. O ângulo foi de 3 graus e foi super rápido para fazer com a lixadeira de cinta.
Fiz também os furos para as tarraxas. Comecei na parte de cima do headstock usando uma broca de 8 mm até a metade da profundidade. Depois fiz um furo guia vazando até o outro lado do headstock e, em seguida, um furo de 10 mm partindo da parte de trás também até a metade. Isso para deixar o encaixe das tarrachas mais justo (a parte inferior e superior da tarraxa possuem diâmetros diferentes).
Aproveitei a furadeira na mão para fazer o furo do jack de saída ...
e o furo para ligar os captadores a cavidade de controles na parte traseira do corpo ...
... que quaaaase saiu no lugar errado.
Trabalhei mais um pouco no perfil do braço. Reduzi a espessura e afinei as laterais. Ainda falta um bom trabalho de lixa no braço para o acabamento ficar legal.
\m/
Ângulos? Diâmetros?
ResponderExcluirSei que é isso não....kkkkk
Mas falando sério, é muita precisão pro
meu gosto, acho que já teria retalhado a
madeira toda, feito tudo errado e tal.
:P
O braço tá lindão, tô doida pra ver
pronta!
Beijos!
Hahaha eu tive que reaprender trigronometria (seno, coseno e tangente) para calcular o ângulo direitinho já que não tenho transferidor ou outro instrumento para medir ângulo.
ExcluirBeijos!
Ae Tio, a guitarra ta linda, tudo parece muito preciso, bem feito. Parabens pelo trabalho, estou aguardando ancioso. Abraço, Lucas.
ResponderExcluirGrande Lucas. Valeu. Pode ter certeza que está sendo feita com muito carinho. Abraços, Fabi
ExcluirAmigo, como esta? a guitarra desse braço ainda existe?: novos projetos?
ResponderExcluirBoa tarde, tudo bem? Não consegui responder logado. Desculpe pela demora da resposta. A guitarra ainda existe sim. Está com meu sobrinho, não sei se está sendo usada. :)
ExcluirSem novos projetos por enquanto. Ainda gosto bastante de luthieria/marcenaria, mas há alguns anos estou sem espaço apropriado para fazer sujeira e barulho. Além também de ter diminuído o tempo disponível com a chegada da minha filha há 5 anos.
Obrigado pelo comentário. Abraço