Uma atualização rápida só para mostrar a colagem da escala no braço.
Precisei preencher com serragem e cola uma pequena depressão que tinha no início braço. É importante que as peças a serem coladas estejam com as superfícies bem aplainadas para ficarem firme. Para manter o braço e a escala alinhados, e evitar que escorregassem com a cola, fiz dois furos no início e no final do braço e da escala e coloquei pregos para ancorar os dois. Esses furos são pequenos e não ficarão visíveis pois os da frente ficarão embaixo da pestana e os de trás ficarão embaixo do último traste.
A fita adesiva serve para a cola não entrar em contato com o tensor e prejudicar a sua ação posteriormente. Após espalhar a cola de madeira, retira-se a fita adesiva.
Aí é só colocar a escala, ancorar com os pregos e colocar bastante pressão com os grampos. É aconselhável limpar rapidamente o excesso de cola que escorre pelas laterais para facilitar a fase de acabamento. Eu deixei os grampos por dois dias até a cola secar bem.
Finalmente, aparei as arestas com a tupia usando a própria escala como guia. Aproveitei também para serrar o braço no tamanho final.
Abraços.
\m/
Nesse caso a "poeira" (serragem) tá
ResponderExcluiraté ajudando, né. hehehe
Massa!
Bjo!
Verdade, não tinha pensado por esse lado. Mas a serragem ajudou mesmo.
ExcluirBeijos