Apesar de não estarem relacionados à lutieria, vou mostrar dois projetos que fiz recentemente.
O primeiro trabalho trata-se um tampo de mesa redondo que minha mãe pediu para diminuir o tamanho. Ela vai fazer um mosaico em cima dessa chapa de aglomerado que se tornará um tampo de mesa. Achei interessante comentar porque mostra a versatilidade da tupia. Inicialmente havia pensado em cortar o tampo com a serra tico-tico e gastar uma eternidade de tempo lixando até ficar perfeitamente circular.
A preguiça me obrigou a pensar e resolvi que usaria a tupia de qualquer jeito. Ela possui um aparato para fazer círculos só que o raio é pequeno, de no máximo uns 30 cm. Eu tenho um suporte que uso com a tupia para aplainar e emendei uns restos de aglomerado para ficar do tamanho do novo raio. Fiz um pequeno furo no centro do tampo e coloquei um pino para firmar bem a tupia. O acabamento ficou excelente e nem precisou de lixar.
Outro trabalho que fiz foi um slide para tocar com a Cigar Box Guitar. Usei um misto de duas técnicas que vi na internete. Primeiro usei a Dremel com uma broca de ponta diamantada para fazer um sulco no local do corte. Depois esquentei essa área com um isqueiro do tipo maçarico e mergulhei a garrafa na água para que a garrafa se partisse com o choque de temperatura.
Tinha feito anteriormente um experimento com uma garrafa de cerveja long neck e foi fácil fazer o corte. Essas garrafas de uísque possuem o vidro muito mais grosso e resistente, o que rendeu um bom trabalho. Tive que repetir os passos várias vezes até que a garrafa se partisse.
O acabamento ficou bem razoável. Usei um alicate de corte para aparar umas pontas e lixei bastante com lixas 80, 120 e 180 até ficar bem liso e não correr o risco de machucar o dedo.
Não entendam esse post como sugestão ou recomendação de como fazer um slide ou cortar garrafa. Todos esses passos envolvem riscos e podem causar acidentes sérios. Então, crianças não tentem fazer isso em casa. E se fizerem, usem equipamentos de proteção adequados.
Mas nem tudo dá certo. A primeira tentativa foi com uma garrafa de vodca que se partiu no local errado. Pelo que percebi, o segredo é aprofundar bem o sulco com a Dremel antes de dar o choque térmico.
Conclusão: preciso comprar mais uísque e vodca.
\m/
O tampo da mesa ficou massa demais!
ResponderExcluirE o slide, eu fiquei com medo quando vc foi
tentar fazer, mas que bom que deu tudo certo
e ficou bom tb. Quero ver vc tocando na cigar box com ele.
:****
Cortar a garrafa é meio tenso mesmo. Ainda mais quando começa a fazer barulho que está rachando. kkkk
ResponderExcluirBeijos
Grannnnnndeeeee ideiaaaaa.
ResponderExcluirValeu Hamilton.
ResponderExcluir