domingo, 27 de abril de 2014

R7 - Encaixe do Braço

Hora de fazer o encaixe do braço no corpo.

É só alinhar a linha central do molde com a do corpo...


Retirar o máximo de madeira possível fazendo furos com broca forstner e retirando o excesso com o formão.



Depois é só passar a tupia com a fresa com rolamento superior seguindo o molde.



A madeira acabou lascando um pouquinho em dois pontos, mas nada de grave. 


Aí o encaixe pronto.


Aproveitei para já fazer as furações dos parafusos do braço, marcar o lugar da ponte e aparafusá-la.





Aqui a simulação de como vai ficar. Legal, hein.




\m/

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Rapida atualização

Passando por aqui rapidinho só para comentar o que eu tenho feito ultimamente. A progressão do baixo R7 continua a passos lentos, mas andando para frente.

Nesse meio tempo eu fiz um trabalho de manutenção na guitarra do Beto, vizinho do meu sobrinho Lucas. O captador da ponte não estava funcionando. A guitarra é bem simples, uma Stratocaster da Squier. Não gosto muito de fazer manutenção, prefiro construir mesmo, mas achei interessante para aprender um pouco mais sobre a parte elétrica.

A guitarra ficou parada por muito tempo e sem cuidado. Quase toda parte de metal estava bastante oxidada: ponte, cordas, imãs dos captadores, tarraxas, etc. Fiquei até com medo de pegar tétano. kkkk

Retirei o escudo para dar uma olhada na parte elétrica e por lá a ferrugem também comia solto. Limpei o que pude com álcool e uma escovinha. Pensei que pudesse ser algum problema com as soldas ou ligações elétricas por causa da queda que a guitarra teve, mas estava tudo perfeito. Abri a chave seletora que estava um pouco emperrada, uma boa limpada, montei tudo novamente e coloquei cordas novas. Tcharan ... o captador da ponte voltou a funcionar. Aproveitei para passar bombril nos trastes. Olha a diferença que faz!

Não tirei fotos após o trabalho.

















Um projeto que eu tinha em mente desde que mudei para o apartamento era fazer um painel de ferramentas. Sempre achava um barato quando ia em oficinas e via as ferramentas todas expostas na parede. Fica tudo organizado e de fácil acesso. É um saco ter que ficar abrindo caixas e procurando ferramentas. Por acaso, a que você precisa está sempre por baixo de tudo.

Ainda falta arrumar uma ou outra ferramenta, mas já dá para usar.





R7 - fiz o molde para encaixe do braço no corpo. Se der certo, faço a cavidade no próximo sábado.







\m/