domingo, 29 de dezembro de 2013

R7 - Vários

Finalmente, retomando os trabalhos no R7.

Primeiro foi a inclinação do headstock. A ideia é retirar um pouco de madeira na parte superior utilizando a tupia e alguns apoios como se fosse uma plaina elétrica.


Fiz o máximo para deixar tudo nivelado ...



Mas não deu muito certo. Acabou que um dos lados ficou desigual e ainda estou pensando em como resolver isso. Vou tentar novamente afiar e regular uma plaina manual.

Vocês devem estar se perguntando: por que não está usando a bancada nova? Tem algumas tarefas que são mais fáceis de fazer na bancada pequena, mas a grande está sendo muito bem utilizada sim.


A segunda parte deu certo. Fiz a cavidade para instalação do tensor. É só alinhar direitinho a guia paralela com o centro do braço e mandar brasa. Sempre com passadas rasas para não forçar a máquina.




Aproveitei para fazer o molde do headstock que estava faltando. O bom de usar mdf é que é fácil para cortar e dar forma.



Depois do corte bruto, é só ajustar com a lima e lixa.



E ainda deu tempo de cortar a escala no tamanho final. Ainda falta o corte dos trastes que eu tô enrolando por preguiça. kkkk





Ufa, por hoje é só.

Abraços e boas festas!!

\m/

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Retomando os trabalhos!!

Eita, faz bastante tempo desde a última vez que estive por aqui. Nesse entremeio, muita coisa rolou: mudança de estado civil e de endereço, o que reduziu o tempo disponível para lutieria.

As coisas estão começando a se ajeitar e logo estarei trabalhando novamente no baixo R7. A boa, digo ótima, notícia é que tenho espaço mais adequado para mexer com os hobbies. Tá até ficando com cara de oficina. A última aquisição foi uma bancada que eu estava de olho há anos e que vai facilitar os trabalhos.






Enquanto isso, trabalhei em dois projetinhos simples ligados à marcenaria.
O primeiro é um abridor de garrafas desses de boteco. Usei resto de maple que tinha por aqui, arredondei os cantos e tingi de vermelho pra dar um tcham.




Tem até espaço para apoiar o polegar. O melhor é que não amassa a tampinha e dá para guardar as mais legais.



Até breve.
\m/