domingo, 30 de dezembro de 2012

Twelve Trouble (TT) - Raio da Escala e Perfil do Braço

Chegada a hora de fazer o raio da escala. Usei um taco com a curvatura de 12 graus que é o único que eu tenho, e uma bom raio na minha opinião. Sem muita dificuldade nessa tarefa, só muito suor para lixar até chegar a curvatura final. A preocupação aqui é só manter o taco centralizado.




Em seguida, iniciei o perfil da parte traseira do braço. Cortei o excesso de madeira com a serra tico-tico e iniciei a curvatura com uma lixadeira de cinta animal. A bicha é um tanque de guerra. Se vacilar, retira mais madeira do que o necessário.

O resto do trabalho requer paciência. Tem que esculpir o braço usando grosa, lima, raspilha, formão e lixas de várias gramaturas até conseguir o resultado desejado. Conversei com o Lucas, futuro dono da guitarra, para ver o formato que ele gosta mais. Vamos ver se vou conseguir. Ainda falta finalizar o perfil.









\m/

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal!!

Um ótimo Natal à todos com muito rock, clipe tosco do Ramones e sem brigas.


\m/

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Twelve Trouble (TT) - Cavidade dos Captadores e dos Controles

Continuando os trabalhos com as cavidades dos captadores. O processo é o mesmo para fazer qualquer cavidade: primeiro retira-se o máximo de madeira com as brocas forstner, faz um molde (no caso eu já tinha da outra guitarra) e passa a tupia com fresa rolamentada para dar o acabamento.



Acabou que a parede separando o captador do braço e o próprio braço ficou muito fina e partiu quando passei a tupia. Mas não é problema porque não afeta o braço, que é aparafusado, e nem o visual, porque ficará escondido sobre a moldura do captador.







Em seguida, comecei a fazer a cavidade dos controles na parte traseira. Tentei fazer à mão livre, mas não deu muito certo. Tive que fazer molde para cavidade e para a tampa.





Ainda assim o molde escorregou e a fresa acabou pegando onde não devia.



O rebaixo para encaixar a tampa foi feito com a dremel também com o auxílio de molde.



Para fazer a tampa, eu usei um pedaço de imbuia, que é a mesma madeira do tampo, e que eu já tinha aplainado anteriormente.







Ainda falta lixar a tampa e o rebaixo da cavidade, mas já dá para ter uma noção do resultado.

\m/


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Twelve Trouble (TT) - Pequenos Trabalhos e Furações

Voltando de férias e retomando a construção da guitarra.

Fiz a cavidade para encaixe da pestana com o auxílio da Dremel.



Como eu havia comentado anteriormente, por mais justo que fosse o encaixe da incrustação das marcações, quase sempre é preciso preencher os pequenos espaços que sobram para ter um bom acabamento. É só isolar a área com fita adesiva e colocar massa de madeira (ou uma mistura de cola e serragem). Importante é observar se a massa de madeira é de tonalidade próxima a da escala para não ficar destacado o preenchimento.




Furações para o encaixe do braço.



Furações para a ponte e cordal. 




\m/