segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Twelve Trouble (TT) - Corte da Escala

Apesar do feriado, o fim de semana prolongado não foi muito produtivo. A boa notícia é que todas as peças já chegaram.

Chequei a pestana com a planta e estava na medida correta. O único trabalho digno de nota foi cortar as laterais da escala na dimensão final. Nem usei a serra tico-tico, foi só na tupia mesmo já que a canela não é muito dura e não havia pouca coisa para aparar.









Fora isso, tentei resolver sem sucesso a preparação da angulação do braço para a colagem.

O blog deve ficar sem atualização na próxima semana e na outra pois estarei em viagem particular e a trabalho.

\m/

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Twelve Trouble (TT) - Aplainando o caminho

Aproveitei o fim de semana passado para aplainar várias peças com o auxílio da tupia, que é excelente para fazer esse tipo de serviço em áreas pequenas. 

Ainda quero aprender usar a plaina manual. Me parece bastante terapeutico passar a plaina e retirar pequenas lascas de madeira e, melhor ainda, sem fazer barulho. Eu até tenho uma plaina manual, mas não sei se ela não é muito boa, se não está ajustada, ou se é falta habilidade mesmo. Provavelmente um pouco dos três, pesando para a última causa.

Então, aplainei o headstock ...




 ... e também a angulação para a colagem do headstock no braço. Parecia que havia ficado bom, mas quando olhei ontem à noite percebi que restava uma fresta na junção entre as duas partes. Vou ver se consigo corrigir isso no próximo fim de semana. Para a colagem ficar boa e não afetar a resistência do braço, o encaixe ter que estar perfeito.




Aproveitei também para cortar uma lâmina de imbuia para colar sobre o headstock e fazer par com o tampo da guitarra. A abertura da peça de imbuia teve que ser na mão, com o serrote mesmo e deu uma boa suadeira. Depois aplainei com a tupia.





\m/

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Twelve Trouble (TT) - Elaboração do corpo

Até que esse fim de semana rendeu bem e consegui dar uma boa adiantada no corpo da TT. Além disso, as peças compradas no exterior estão chegando mesmo com a greve dos Correios.

Como o desenho da base e do tampo são diferentes, tive que fazer o corte das madeiras em duas etapas e somente depois as duas peças serão coladas.

Passei o desenho da base para a peça de jequitibá e a serra tico-tico entrou em ação. Achei uma madeira de dificuldade média para se trabalhar e até que consegui fazer o corte bem preciso. Quanto maior a precisão, menos trabalho posteriormente com a tupia. As curvas mais fechadas tem que ser feitas aos poucos recortando em zigue-zague.






Agora é só fixar o molde e passar a tupia devagar para dar o acabamento. Pense na sujeira que faz!!



Como a fresa da tupia tem comprimento menor que a largura do corpo, esse trabalho tem que ser realizado em duas etapas. Após a primeira passada o molde é retirado e a fresa segue a própria lateral do corpo.
 




Em seguida recortei o molde conforme o desenho do tampo e o repeti o processo. Achei a imbuia muito fácil de trabalhar, tanto no corte como no uso da tupia. A configuração da imbuia está muito bonita e dará um contraste bem interessante com a base do corpo.




 Aqui uma prévia de como será o corpo quando o tampo estiver colado na base.


\m/