terça-feira, 27 de março de 2012

Rickenbassy - Colagem da Escala

Uma atualização rápida só para mostrar a colagem da escala no braço.

Precisei preencher com serragem e cola uma pequena depressão que tinha no início braço. É importante que as peças a serem coladas estejam com as superfícies bem aplainadas para ficarem firme. Para manter o braço e a escala alinhados, e evitar que escorregassem com a cola, fiz dois furos no início e no final do braço e da escala e coloquei pregos para ancorar os dois. Esses furos são pequenos e não ficarão visíveis pois os da frente ficarão embaixo da pestana e os de trás ficarão embaixo do último traste.



A fita adesiva serve para a cola não entrar em contato com o tensor e prejudicar a sua ação posteriormente. Após espalhar a cola de madeira, retira-se a fita adesiva.

 
Aí é só colocar a escala, ancorar com os pregos e colocar bastante pressão com os grampos. É aconselhável limpar rapidamente o excesso de cola que escorre pelas laterais para facilitar a fase de acabamento. Eu deixei os grampos por dois dias até a cola secar bem.



Finalmente, aparei as arestas com a tupia usando a própria escala como guia. Aproveitei também para serrar o braço no tamanho final.



Abraços.
\m/

terça-feira, 20 de março de 2012

Rickenbassy - Confecção da Escala

A próxima etapa é confeccionar a escala. Conforme comentei anteriormente, será um baixo de escala curta (30" ou 76,2 cm) com 20 trastes. Existem vários sites na internete que possuem um aplicativo para calcular o tamanho de cada casa.

A madeira utilizada é o pau-ferro e esta peça está com uma configuração muito bonita. Cabe o alerta de que essa madeira pode dar alergia de pele em algumas pessoas com surgimento de manchas vermelhas que coçam bastante nos locais afetados pela serragem (principalmente antebraços, rosto e pernas).

Eu prefiro serrar as casas antes de cortar a escala na medida final, pois fica mais fácil traçar as casas paralelas com o auxílio de um esquadro. É bom fazer essa etapa com muita calma e sempre conferindo as medidas duas vezes. Qualquer imprecisão na escala afetará negativamente a tonalidade do instrumento. É melhor fazer a medida sempre a partir da pestana até determinada casa, ao invés de fazer a medição casa a casa. Neste último caso, as imprecisões de cada casa são somadas e transferidas para a casa seguinte.







Agora é só cortar a escala com a serra tico-tico no tamanho final e passar a tupia com o auxílio de de uma guia para aparar as arestas.




\m/

quarta-feira, 14 de março de 2012

Rickenbassy - Cavidade do Tensor e Corte do Braço

Hora de iniciar os trabalhos no braço, começando pela cavidade para instalação do tensor, . Eu acho mais prático fazê-la antes de cortar o braço, ou seja, enquanto a lateral da peça ainda está paralela com a linha central do braço. Isto permite usar a guia da tupia para fazer a cavidade do tensor sem maiores dificuldades. É só ajustar a fresa da tupia para ficar exatamente em cima da linha central e mandar brasa.

É recomendável sempre fazer várias passadas rasas com a tupia para não forçar demais a ferramenta ou correr o risco de estragar a peça. Além disso, tem que medir a profundidade a cada passada para o encaixe ficar justo e o tensor ficar no mesmo nível do braço. Se ficar folgado, a ação do tensor pode ficar diminuída ou mesmo sem efeito algum.



 A ponta do tensor, onde fica o parafuso para ajuste, é mais larga que o corpo, de modo que é necessário fazer uma abertura um pouco maior. Eu usei a furandeira com uma ponta para desbaste, mas poderia ser utilizado um formão ou a própria tupia com muito cuidado.




Aproveitei para fazer o corte do braço com a serra tico-tico e aparar as arestas do headstock com a tupia + molde. As curvas são sempre trabalhosas e acabou queimando um pouco a madeira (manchas escuras na lateral do headstock), o que vai exigir uma boa lixada. As arestas da parte do braço onde fica a escala serão aparadas futuramente, usando a própria escala como guia.







 




Shit Happens

Quis adiantar e já aparar as arestas da parte do braço que encaixará no corpo. A chapa que usei como guia não estava bem presa, a tupia escorregou e arrancou uma lasca gigante da madeira. Teria perdido a peça se fosse no meio do braço. Deixei o encaixe "torto" mesmo. Creio que não afetará a sonoridade ou a estrutura do baixo. O visual também não será afetado porque essa parte ficará embaixo do escudo.





\m/

sábado, 10 de março de 2012

Outros Projetos - Tampo de Mesa / Slide

Apesar de não estarem relacionados à lutieria, vou mostrar dois projetos que fiz recentemente.

O primeiro trabalho trata-se um tampo de mesa redondo que minha mãe pediu para diminuir o tamanho. Ela vai fazer um mosaico em cima dessa chapa de aglomerado que se tornará um tampo de mesa. Achei interessante comentar porque mostra a versatilidade da tupia. Inicialmente havia pensado em cortar o tampo com a serra tico-tico e gastar uma eternidade de tempo lixando até ficar perfeitamente circular.

A preguiça me obrigou a pensar e resolvi que usaria a tupia de qualquer jeito. Ela possui um aparato para fazer círculos só que o raio é pequeno, de no máximo uns 30 cm. Eu tenho um suporte que uso com a tupia para aplainar e emendei uns restos de aglomerado para ficar do tamanho do novo raio. Fiz um pequeno furo no centro do tampo e coloquei um pino para firmar bem a tupia. O acabamento ficou excelente e nem precisou de lixar.








Outro trabalho que fiz foi um slide para tocar com a Cigar Box Guitar. Usei um misto de duas técnicas que vi na internete. Primeiro usei a Dremel com uma broca de ponta diamantada para fazer um sulco no local do corte. Depois esquentei essa área com um isqueiro do tipo maçarico e mergulhei a garrafa na água para que a garrafa se partisse com o choque de temperatura. 

Tinha feito anteriormente um experimento com uma garrafa de cerveja long neck e foi fácil fazer o corte. Essas garrafas de uísque possuem o vidro muito mais grosso e resistente, o que rendeu um bom trabalho. Tive que repetir os passos várias vezes até que a garrafa se partisse.

O acabamento ficou bem razoável. Usei um alicate de corte para aparar umas pontas e lixei bastante com lixas 80, 120 e 180 até ficar bem liso e não correr o risco de machucar o dedo.

Não entendam esse post como sugestão ou recomendação de como fazer um slide ou cortar garrafa. Todos esses passos envolvem riscos e podem causar acidentes sérios. Então, crianças não tentem fazer isso em casa. E se fizerem, usem equipamentos de proteção adequados.









Mas nem tudo dá certo. A primeira tentativa foi com uma garrafa de vodca que se partiu no local errado. Pelo que percebi, o segredo é aprofundar bem o sulco com a Dremel antes de dar o choque térmico.



Conclusão: preciso comprar mais uísque e vodca.
\m/

terça-feira, 6 de março de 2012

Rickenbassy - rápida atualização

Praticamente não trabalhei no baixo neste fim de semana. Havia planejado fazer a cavidade para instalar o tensor, mas tive um pequeno problema.

Passei o desenho do braço para a peça de hard maple e, quando fui marcar o comprimento do tensor, percebi que ele era maior do que o comprimento do braço!!! Veja as fotos com o lápis indicando o final da escala. Já fiz o pedido de um tensor menor, do tamanho usado em guitarra mesmo, e deve chegar em alguns dias.






Enquanto isso, aproveitei para fazer a angulação do headstock. Não tenho transferidor ou régua para medir ângulos, mas acredito que tenha ficado por por volta de 8º, o máximo que a grossura da madeira permitiu. Espero que seja suficiente para manter a pressão nas cordas. Caso contrário, precisarei colocar um retentor, o que eu não gostaria de fazer para não afetar o visual.

O desbaste da parte inferior do headstock será feita futuramente. Prefiro deixar a peça do braço plana na parte inferior para facilitar o corte do braço e a colagem da escala.









\m/